quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Audiência Pública discute a volta do funcionamento do Hospital Espanhol

O futuro do Hospital Espanhol foi debatido em uma audiência pública proposta pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT). O evento teve por objetivo discutir a situação do hospital e dos ex-funcionários da unidade de saúde que fechou há cerca de cinco anos, sem pagar direitos trabalhistas. Para a representante dos ex-funcionários, a técnica em enfermagem, Claudia Souza, a audiência é de grande importância.

“Chegar até aqui no Centro de Cultura e ter apoio de um vereador como Odiosvaldo, me faz acreditar que possamos despertar a atenção de quem tem como nos ajudar”, conta. Ela trabalhou no hospital por 8 anos e, quando a unidade fechou, a profissional estava em tratamento contra um câncer. “Doença na qual fiquei com sequelas e hoje não posso trabalhar. Tem muitos outros colegas meus que estão na mesma situação. Saí de lá sem direitos, estou sem plano de saúde para cuidar de mim. Tem colegas que estão morrendo sem receber”, relatou.

Segundo o vereador Odiosvaldo o intuito do evento foi fazer a comunidade participar do debate sobre a situação em que se encontra o Hospital Espanhol e propor uma solução para a volta do funcionamento. “Agora a unidade está fechada, aguardando demanda de um leilão, mas saúde não é leilão. A sociedade quer o hospital em funcionamento e uma nova gestão também. Por isso eu proponho que haja a federalização do hospital com a chamada gestão tripartite, em que envolva os governos Federal, Estadual e Municipal. Na proposta, os funcionários poderão constituir uma cooperativa, para que eles obtenham os ganhos necessários, enquanto vamos alavancar o funcionamento da unidade de saúde”, disse.

Arquivos