sábado, 27 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Salvador já vive ritmo de Carnaval neste fim de semana

A abertura oficial do Carnaval é apenas na próxima quinta-feira, mas o “esquenta” para a maior festa popular do mundo começa já neste final de semana com a realização do Fuzuê, neste sábado (15), e do Furdunço, no domingo (16). Ao todo, serão pouco mais de 80 atrações sem corda para o circuito Orlando Tapajós, que sai de Ondina em direção a Barra. São manifestações culturais, bandas de sopro, microtrios e pranchões, cujo intuito é relembrar os antigos carnavais.

Hoje, as atrações do Fuzuê começam a desfilar às 16h, com saída a partir do Clube Espanhol. Quem abre o desfile é Tio Paulinho, que trazer apresentações voltadas para as crianças, com uma proposta de levar os musicais da Broadway para a rua. O dia ainda vai contar com as manifestações culturais como Oficina de Frevos e Dobrados, Pierrot Tradição de Plataforma, Barquinha de Bom Jesus dos Pobres, Fanfarra BBG, Banda Big Show, Caretas de Cairu, Fuzuê Junino, Gravata Doida, Grupo Cultural Bambolê, Banda Show Laroyê, Cangaceiros de Ipitanga e Banda Comanches e Banda Percurssiva.

Já no domingo, é a vez dos trios, pranchões e ônibus invadirem a Avenida Oceânica, levando as apresentações musicais para bem pertinho do público. Amanhã, a festa começa às 15h, com a apresentação do compositor e cantor Gerônimo e o “buzanfan”, ônibus adaptado em substituição ao trio elétrico. Ainda desfilam no mesmo dia as bandas Fitdance, Rixô Elétrico, Quabales, BaianaSystem, Duas Medidas, Mudei de Nome, Armandinho, Danniel Vieira, Tonho Matéria, Adão Negro, entre outros.

Criados em 2014 e 2016, respectivamente, o Furdunço e o Fuzuê surgiram com a proposta de valorizar os pequenos equipamentos e manifestações culturais no chão, resgatando os antigos carnavais. A programação completa dos dois eventos pode ser conferida no site: www.curtacarnaval.com.br.

ESQUEMA

Para atende ao folião que for curtir os dois dias do pré-carnaval de Salvador, a Prefeitura montou um esquema de serviços nas áreas de saúde e limpeza. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar um módulo assistencial instalado próximo ao Farol da Barra, localizado na Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Marques de Leão e Afonso Celso, que atenderá baianos e turistas. Neste sábado, o espaço começa os atendimentos às 13h e se estende até à 1h do domingo. Para o Furdunço, a unidade prestará assistência das 14h às 2h da manhã de segunda-feira.

O equipamento contará com 20 leitos, equipados com suporte avançado de vida e com equipes de cerca de 20 profissionais compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais servidores que atuarão no fluxo administrativo do módulo. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará de prontidão para remoção imediata das ocorrências que necessitarem de encaminhamento para unidades de retaguarda.

No segmento de limpeza, cerca de 400 agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vão dar apoio no circuito Orlando Tapajós e vias de acesso realizando serviços de varrição, pintura de meio fio e lavagem das ruas. Cerca de 550 sanitários químicos estarão espalhados em pontos estratégicos do circuito.

Modificações também estão previstas no trânsito, com a colocação de barreiras nas regiões da Barra e da Ondina. Quanto aos ônibus, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que 21 linhas que têm como destino a Barra e Lapa vão operar no sábado com horário estendido, das 12h até 1h do dia seguinte. No domingo, essas linhas vão operar até 2h da manhã de segunda-feira.

Quanto ao comércio informal, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará com profissionais no ordenamento do espaço público, na organização e distribuição dos ambulantes, fiscalização do comércio de produtos proibidos. Além disso, será observada a atuação de pessoas não licenciadas e produtos acondicionados de forma irregular em vidro ou servidos em espetos e objetos perfurantes. Agentes do órgão estarão presentes monitorando a medição de decibéis dos trios elétricos, além de fiscalizar e combater o uso abusivo de som por parte de veículos.

Na segurança, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) dará apoio aos órgãos municipais, ajudando na fiscalização e segurança do patrimônio público. Além disso, os agentes estão executando ações de prevenção à violência, distribuindo folders com instruções de segurança e pulseira de identificação para as crianças que vão participar da festa.

Arquivos