domingo, 23 fevereiro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Bruno Reis: “não podemos dizer que já passamos pelo pior momento”

As medidas restritivas em Salvador já surtem efeito na taxa de transmissão da Covid-19 e a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) contribui para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, mas ainda não é possível afirmar que o risco de colapso está descartado, de acordo com o prefeito Bruno Reis. A declaração foi dada em entrevista coletiva na manhã de hoje (17).

“Ninguém pode afirmar que não terá. Com essas ampliações que estamos fazendo, seja dos leitos de UTI e enfermaria, seja nas manobras internas que fizemos nas nossas unidades, transformando postos de saúde em unidades exclusivas para Covid-19, a ampliação dos gripários, das tendas, o próprio funcionamento interno das UPAs, isso vem permitindo que a gente não tenha colapso e toda pessoa que necessite de atendimento à saúde tenha esse atendimento. Os números epidemiológicos estão diminuindo, porém eles ainda não repercutiram nas UPAs. Nossa expectativa é que vá repercutir, porque menos gente infectada é menos gente demandando o sistema de saúde”, disse o prefeito, destacando o maior potencial de transmissão e a agressividade das novas cepas.

“Estamos sobrevivendo até aqui porque estamos ampliando leitos. Também não podemos dizer que já passamos pelo pior momento. Vamos aguardar até o final dessa semana para ver como vão se comportar as nossas UPAs, em especial, e o nosso sistema de saúde como um todo”, pontuou.

Arquivos