Se você faz parte dos 35 milhões de brasileiros que têm a miopia diagnosticada, certamente vai gostar desta novidade. Além dos métodos já conhecidos, como óculos e lentes de contato, agora, com o auxílio da tecnologia, quem não enxerga bem de longe tem outra opção: a Ortoceratologia, também chamada de Orto-K. A técnica não-cirúrgica, que chega de forma pioneira em Salvador através do DayHORC – unidade que integra o Grupo Opty na Bahia, consiste em oferecer um tratamento diferenciado às pessoas que têm esse erro de refração. Através de lentes específicas de contato, do tipo rígida, é possível tratar a progressão da miopia enquanto o indivíduo dorme. Ou seja, durante o dia, não há necessidade de usar nenhum outro tipo de artifício.
De acordo com a oftalmologista Carla Cordeiro Vita, oftalmologista do DayHORC, especialista em lentes de contato, “as lentes possuem um desenho chamado ‘curva reversa’, sendo mais planas no centro em relação às áreas periféricas. Na prática, elas remodelam a córnea durante o sono do paciente, devendo ser retiradas pela manhã para oxigenação, proporcionando, assim, um resultado de correção da miopia, de forma muito segura e eficaz”. A médica ainda explica que a Ortoceratologia, no entanto, não pode ser considerada como uma “cura” para a miopia, mas podemos considerá-la uma técnica que controla o problema, oferecendo maior liberdade visual aos pacientes. Vale lembrar que o tempo de uso dessas lentes será determinado pelo acompanhamento oftalmológico.
A sua pergunta agora deve ser: será que eu posso usar essas lentes? Depende. Isso porque a médica Carla Cordeiro ressalta que “as lentes são indicadas para pacientes com córneas regulares e grau de astigmatismo baixo ou nenhum, inclusive crianças.
Setembro Safira
Já que o assunto é lentes de contato, é importante lembrar que estamos no “Setembro Safira”, uma campanha nacional que não visa apenas conscientizar e, sim, educar a população quanto ao correto uso das lentes de contato para que não haja prejuízo ocular.
Fomentadora da campanha em Salvador, a médica Carla Cordeiro conta que as lentes de contato são excelentes recursos ópticos e ótima alternativa ao uso dos óculos, pois possibilitam ao paciente mais qualidade de vida, conforto e liberdade visual. A sua indicação vai depender de fatores diversos como grau, topografia corneana etc.
Entretanto, a oftalmologista também faz um alerta: “por estarem em contato direto com a córnea, se mal usadas podem trazer sérias complicações como úlceras na córnea. Diferentemente da Ortoceratologia, Se o paciente tiver bons hábitos com as lentes de contato, ele pode usar de 12 a 14 horas por dia. No entanto, jamais dormir com as lentes”.