quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Réveillon e verão 23: stylist orienta o que vestir na temporada

Para muitos, um tempo emblemático, a tradução de um novo ciclo. Ocasião assim – que conclui o ano findo como renova os sentidos para  os primeiros meses de 2023.
Em dúvida do que entonar nos próximos dias, e, em janeiro e fevereiro? O stylist Robson Henrique, consultor de uma grande rede de lojas de Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Juazeiro e Senhor do Bonfim, indica tendências de peças, pantones em alta e acessórios antenados da temporada.

Tendências

Vestidos, vestido e vestido. Clássico para qualquer época do ano e, especialmente, para o verão. Faiscantes (no Réveillon) ou minis e foscos esvoaçantes.  Porém, mesmo para os dias mais quentes, cai tudo como uma luva na passarela da estação mais quente do ano: mídis e longos. É a moda cada vez mais democrática. A temporada 22/23 será marcada também pelas rendas e por transparências sutis. “Insinuar encanta mais do que revelar.”

Já nos looks do Réveillon, os brilhos estão com tudo! Pode ser nos vestidos ou em conjuntos de blusa e short ou de blusa e calça comprida ou de blusa e bermuda. “Os conjuntos são sempre uma pedida elegante”, destaca Robson. Ele sugere a aposta em peças metalizadas com glitter, dourados e prateados.

Formas e Tecidos

As ideias do styilist tomam a forma de peças amplas e fluidas em tecidos como, viscose, seda, rendas de malha. Ou de tecidos naturais  naturais, tipo linho e  algodão. Prioridade número 1: Bem-estar sempre. Como a tendência é que o clima esquente bastante, quando as chuvas derem uma trégua, Robson recomenda investir em roupas mais leves e confortáveis, para pelo  proveito pleno da temporada. “Tecidos que permitam que quem os veste sue e não fique com mau cheiro ou incomodado.”

Acessórios
Os mixes de colares e pulseiras continuam em alta. Já a pegada de milhões são as mini bolsas. Indispensável também os óculos solares de boa qualidade: ” investir num óculos de sol com proteção UVA e UVB para evitar doenças oculares causadas pela incidência de luz solar no olho.  Obrigatório também na rua, na praia e até na fazenda, um chapéu de abas largas, com a mesma finalidade: barrar os raios malignos.

Pantone 2023

Viva magenta 18-1750 é o pantone 2023.  Robson, que estudou profundamente a cor, explica que se trata de um tom com força e energia. “É uma cor enraizada na natureza. Descende dos tons vermelhos e expressa um novo vigor. É para quem quer transmitir na vestimenta coragem, destemor e pulsação. A exuberância do magenta impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo, assim, uma nova narrativa para o ano novo”, filosofa. Também transmite espiritualidade e desapego.

Já para os mais tradicionais, a virada do ano pode permanecer com o branco “para atrair paz, tranquilidade e energias positivas”. E, branco, segundo Robson, combina lindamente com magenta. Para quem busca afeto e companheirismo, o stylist indica peças cor de rosa, especialmente, o rosê e o rosa-bebê — mais discretos e afetivos , embora o rosa-choque tenha o seu lugar. “E combina com todos os tons de pele”.

O verde é outra opção segura, para o verão 23, segundo ele.  “Caracteriza esperança e é uma opção para começar o ano numa ´vibe positiva’. De acordo com Robson Henrique, que trabalha com de moda há 15 anos, o verde menta é outra cor bacana. “Refletir leveza é o mood ideal para quem passou por tantos desafios da pandemia. E, neste momento, precisamos de um espirito para enfrentar 2023 com mais sabedoria”.

Sugestões à parte, Robson observa que as coleções têm sido apresentadas o mais diversificadas possível, procurando atender a um público “que não se vê mais dentro da caixa”. Segundo ele, e é uma demanda de mercado e não faz mais sentido os estilistas ficarem dentro ditando as regras de como a moda deve ser no Ano Novo ou em qualquer outra estação. “Essa é a maravilha das temporadas de moda atual e das dos próximos anos, na Quinta Avenida ou em Senhor do Bonfim.”

Arquivos