Durante coletiva de imprensa que anunciou a destinação de R$ 286 milhões da recém-criada Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 2022), que será regulamentada pelo presidente Lula em visita à Bahia nesta quinta-feira, 11.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniram nesta manhã juntamente com outros dirigentes de órgãos ligados ao setor para dialogar sobre projetos pensados para recuperar e requalificar a região.
O presidente do Iphan, Leonardo Grass, pontuou a importância do pacto federativo entre União, estados e municípios para a revitalização das áreas centrais das grandes metrópoles brasileiras e afirmou já ter contatos avançados com o Governo da Bahia, a Prefeitura de Salvador e outras prefeituras do interior do estado para avançar com o projeto, que será integrado federalmente pelo Ministério da Cultura, Ministério das Cidades, Casa Civil e o próprio Iphan.
“Os Centros Históricos, ao longo do tempo, passaram por um processo de abandono, de gentrificação em alguns casos e isso é resultado dessa falta de integração e de uma certa co-responsabilização, que envolve muito a sociedade e dimensões que a gente esquece: As próprias pessoas e a cultura local”, apontou.
Requalificação
Durante a reunião, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) apresentou algumas das iniciativas promovidas pela Prefeitura para revitalizar o Centro Histórico da cidade, tais como a reforma de casarões na região do Pilar, os planos de construir uma roda-gigante no Comércio e da implantação de um aquário no Forte São Marcelo, e apontou que a colaboração com a esfera federal será essencial para o andamento do projeto.
A Ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, reforçou a vontade de atuar junto às prefeituras baianas, e em primeiro momento de salvador, maior cidade do estado, para incentivar o desenvolvimento cultural na região.
“O ministério está presente para apoiar todas as iniciativas que tragam o desenvolvimento da cultura do Brasil, ainda mais sendo na minha cidade, que eu amo tanto, e com esse prefeito que está tocando obras tão maravilhosas”.