sábado, 2 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Em novembro, Casa Rosa já se prepara para o verão

Espaço cultural no Rio Vermelho abriga variados eventos, como a OSBALADA ROCK, da Orquestra Sinfônica da Bahia, e lança o projeto “Quinta da Casa” no Teatro Cambará

 

Se novembro já é início da despedida do ano corrente e das boas-vidas para o verão, a Casa Rosa chega neste mês com programação aquecida. Serão cinco eventos no Pátio Viração: Festa Quarta Pink, no dia 8; banda Zimbra, no dia 10; OSBALADA ROCK, no dia 11; Quabales, no dia 12; e Cabokaji, no dia 17. Na Sala Rosa, tem o Fusion Festival no período de 15 a 19 e a Oficina de Dança Afro com Nildinha Fonsêca, às terças e quintas. Para completar, será lançado o projeto “Quinta da Casa”, no Teatro Cambará, com Vírus, no dia 16, e Fatel, no dia 23.

 

Concebida como um polo de pluralidade para a cidade, a Casa Rosa foi inaugurada em 2020 em um imóvel à beira mar do Rio Vermelho, construído na primeira metade do século XX, patrimônio protegido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Seus ambientes internos são o Pátio Viração, espaço com grande palco e Café-Bar com capacidade para até 400 pessoas; o Teatro Cambará, ambiente intimista climatizado com palco e plateia moduláveis, para até 90 pessoas; Galeria/Foyer, porta de entrada da Casa Rosa, para eventos de pequeno porte; e a Sala Rosa, espaço multiuso com ampla varanda. A Casa Rosa é mantida pela Associação Bem-Te-Vi Diversidade e pela Associação Viração, voltada para a promoção, produção, circulação, criação, formação e divulgação das artes e da cultura.

 

Informações completas de todas as atividades podem ser encontradas no site www.casarosasalvador.com.br. Vendas antecipadas são feitas pela Sympla (acesse em https://linktr.ee/casarosasalvador).

 

EVENTOS NO PÁTIO VIRAÇÃO – Quem inicia a agenda do mês é a Quarta Pink, uma festa de pessoas pretas para pessoas pretas. Nesta edição, no dia 8 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h, o evento recebe um time de peso, com o grupo Ministereo Público, DJ Belle e DJ Nyack, para celebrar os 50 anos de existência do hip-hop no mundo (acesse mais informações).

 

No dia 10 (sexta-feira), a partir das 21h, a banda santista Zimbra traz a turnê de celebração de seus 10 anos de história, que passará por mais de 30 cidades de norte a sul do Brasil. A abertura fica a cargo da banda Môa (acesse mais informações).

 

Já no sábado, dia 11, às 22h, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta o OSBALADA ROCK, projeto em clima de balada que, nesta edição, presta uma homenagem à rainha do rock, Rita Lee, além de trazer clássicos nacionais e internacionais do gênero. A apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres e participação dos cantores Léo Cavalcanti e Bruna Barreto, além do DJ Jerônimo Sodré (acesse mais informações).

 

Quabales Banda, sob direção artística de Marivaldo dos Santos, faz mais um domingo de música na Casa Rosa no dia 12 de novembro, a partir das 18h, no terceiro ensaio aberto do projeto “Essa é a Bahia”, que faz residência no local. O encontro é gratuito e sempre rende surpresas, convidados especiais e cenas cheias de criatividade artística (acesse mais informações).

 

Encontro músico-performático dos cantores, compositores e pesquisadores da arte Caboclo de Cobre, ISSA, Ejigbo e Mayale Pitanga, o Cabokaji é movido pela necessidade de pautar a herança dos povos originários com um olhar de reparação social, patrimonial, histórica e ambiental. Exaltando as belezas afro-indígenas e com um emaranhado de referências musicais, a banda faz show no dia 17 (sexta-feira), a partir das 21h (acesse mais informações).

 

FORMAÇÃO NA SALA ROSA – Dança e música de fusão étnica contemporânea se entrelaçam no “Fusion Festival”, evento que acontece de 15 a 19 de novembro. As atividades mobilizam artistas do Brasil e do exterior, ocupando a Sala Rosa da Casa Rosa com ações formativas, sob direção da artista Joline Andrade e participação da grande expoente internacional do Fusion Bellydance: Zoe Jakes, dos Estados Unidos (acesse mais informações).

 

Já a Oficina de Dança Afro é ministrada por Nildinha Fonsêca, todas as terças e quintas-feiras, às 19h. O objetivo é de proporcionar aos participantes o resgate da memória ancestral através da dança de matriz africana e diaspórica. Trabalha com o desenvolvimento do ritmo, fortalecimento físico e muscular e percepção do corpo através dos movimentos e expressões do mesmo (acesse mais informações).

 

QUINTA DA CASA – A Casa Rosa lança em novembro seu mais novo projeto, o “Quinta da Casa”, que se realiza no Teatro Cambará, sempre às quintas-feiras, às 20h. A intenção é de incluir na agenda de verão espetáculos de variadas linguagens de artistas da nova cena da Bahia, para festejar o que desponta no front da geração artística contemporânea local.

 

O artista transdisciplinar soteropolitano Vírus será a primeira atração, no dia 16. Ele se apresenta ao som do EP “Capella”, do álbum “VxRxS” e do single duplo homônimo “Sankofa”. O repertório não apenas destaca suas composições, mas também oferece uma experiência visual enriquecida pela dança, figurino e recursos cênicos multimídia (acesse mais informações).

 

A segunda edição recebe o cantor e compositor Fatel, no dia 23. Aproveitando o clima intimista e de proximidade do Teatro Cambará, ele faz uma apresentação voz e violão, reunindo referências ibéricas, ciganas, latinas, de África e do Nordeste, num mix de canções autorais com músicas de Jards Macalé, João Bosco, Vital Farias, Waly Salomão, dentre outros (acesse mais informações).

OSBALADA [Foto por Caio Lírio]

Arquivos