quarta-feira, 13 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Abaeté recebe obras e Ganhadeiras de Itapuã ganham nova sede

As obras de requalificação do Centro de Atividades do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, em Salvador, seguem em ritmo acelerado e já ultrapassaram 80% de execução física. A intervenção é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com investimento de R$ 5,1 milhões, recursos do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa).

A requalificação contempla uma área total de 749,88 m², com melhorias em sanitários, posto policial, lojas, restaurantes, depósitos e lanchonetes, além de modernização das instalações elétricas, hidrossanitárias e do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Também está em execução o fechamento de um trecho de 900 metros do perímetro do parque, com gradil de 2,03 metros de altura, ação realizada a pedido do Inema e autorizada pelo Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté.

Segundo a arquiteta Ana Clara Fagundes, fiscal da obra pela Conder, a intervenção vem preservando e valorizando as estruturas já existentes, com atenção especial à cobertura do centro. “A cobertura existente foi inspecionada, todas as telhas foram retiradas, lavadas, pintadas e reassentadas, aquelas que apresentavam danos foram substituídas. O madeiramento e a estrutura metálica também passaram por tratamento adequado. Em alguns pontos, as telhas cerâmicas foram substituídas por telhas translúcidas, com o objetivo de melhorar a iluminação natural das áreas comuns”, explicou Ana Clara.

Ela destacou ainda o trabalho realizado no sistema de lonas tensionadas do parque. “Das quatro lonas existentes, uma foi substituída e as outras três passaram por tratamento e recuperação. A estrutura de sustentação também foi inspecionada e recebeu os devidos reparos para garantir segurança e durabilidade”, detalhou. Outro avanço significativo é a implantação de um sistema de energia fotovoltaica, que vai contribuir para a sustentabilidade do equipamento.

Durante visita recente à obra, o presidente da Conder, José Trindade, reforçou a importância simbólica e cultural do espaço. “O Abaeté é um espaço sagrado e muito simbólico para os baianos e baianas, mas também é um cartão-postal que atrai turistas do Brasil e do mundo. Reformar o parque significa valorizar nossa história e fortalecer a economia e o turismo em Itapuã, um dos bairros mais icônicos de Salvador”, afirmou.

Nova sede das Ganhadeiras de Itapuã será construída no Parque do Abaeté

Como parte do amplo programa de requalificação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, o Governo da Bahia anunciou a construção da nova sede do grupo cultural As Ganhadeiras de Itapuã. A obra, orçada em R$ 2,5 milhões, terá 441,80 m² de área construída, com previsão de execução em 11 meses. Os recursos são provenientes da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

O novo espaço, também localizado dentro do parque, contará com infraestrutura completa para acolher as atividades culturais e administrativas do grupo: varanda externa, sala de segurança, sala de oficinas, bilheteria, loja, palco, salão para plateia, camarim, estúdio de gravação, depósito, sala administrativa e sanitários.

“A nova sede das Ganhadeiras de Itapuã integra um programa de requalificação que impulsionará a vida cultural e econômica do entorno da lagoa e atende a uma demanda histórica da comunidade que contribuirá para consolidar ações de economia criativa no bairro”, afirmou Trindade.

Foto: Ascom/Conder

Arquivos