sábado, 13 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

ACM Neto diz que proposta da capitalização “penaliza” os mais pobres

O prefeito de Salvador disse, ontem, que é contra o Congresso Nacional incluir na reforma da Previdência a proposta da capitalização.

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse, ontem, que é contra o Congresso Nacional incluir na reforma da Previdência a proposta da capitalização. O texto apresentado originalmente pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) continha a proposta, mas ela foi derrubada pelos parlamentares durante a tramitação na Câmara dos Deputados. “Sou contra a inclusão da capitalização. Eu acho que vai penalizar muito os mais pobres. Acho que não passa. Pode até passar no Senado, mas voltando para a Câmara não será mantida”, afirmou ACM Neto. Anteontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que ainda tem “objetivos maiores” em relação ao projeto de capitalização para a Previdência. “A capitalização pode ser um novo mercado de poupança (para o país). Ela é extraordinária para o país, pode libertar gerações futuras”, ressaltou o ministro durante evento do banco BTG em São Paulo.

Ontem, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), escolhido relator da reforma da Previdência na Casa, afirmou que a capitalização ainda não foi discutida, mas que “alguns senadores” defendem a ideia. Perguntado sobre a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), sobre Jair Bolsonaro, ACM Neto se esquivou. Maia afirmou que Bolsonaro era “produto nossos erros”. “Eu li. Mas eu não estava ao lado dele quando ele declarou. Então, não sei o contexto. É difícil comentar uma coisa deste tipo”, afirmou o prefeito.

Segundo o deputado, Bolsonaro era um “produto sem partido”, que se aproveitou dos movimentos de rua de 2013 e da disputa de valores que se seguiu. Maia também disse que Bolsonaro conseguiu representar “algo fora do Estado”, na onda da rejeição à política provocada pela operação Lava Jato. ACM Neto também confirmou que fez um convite para o deputado federal Alexandre Frota (PSL) se filiar ao DEM, partido que o prefeito presidente nacionalmente. “Tivemos uma conversa no plenário da Câmara e eu disse que caso, em algum momento, ele decidisse sair do PSL, o Democratas estaria de portas abertas para ele. A conversa foi desta forma. Claro que a gente respeita o PSL. E cabe ao PSL e ao deputado Alexandre Frota se entenderem. (…) É um deputado que tem valor, qualidade, tem feito um bom trabalho no Congresso Nacional”, afirmou Neto.

Arquivos