domingo, 12 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Agenda Cultural: Centro Histórico tem mais de 20 shows neste final de semana

O Centro Histórico de Salvador será tomado pela música, arte e cultura neste fim de semana. Entre sexta-feira (19) e domingo (21), a Praça Municipal, a Rua Chile e a Praça da Cruz Caída recebem mais de 20 shows dentro da programação do Festival da Primavera e do projeto Viver Salvador, promovidos pela Prefeitura por meio da Secult e da Saltur.

Com uma agenda marcada pela diversidade, o público poderá acompanhar apresentações de DJs, grupos de hip-hop, jazz, samba, MPB e pagodão. Além dos shows, a programação traz feira criativa, expositores de artesanato, design, gastronomia, moda e antiquários, além de atrações voltadas para o público infantil. A programação completa do Festival da Primavera está disponível no site https://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/

Feira Criativa e shows

A Feira Criativa Viver Salvador acontece de sexta a domingo, das 16h às 22h, na Praça Municipal e na Rua Chile. Já os shows começam sempre às 18h, com exceção de domingo, quando a programação infantil abre a agenda às 17h.

Entre os nomes confirmados estão DJ Leo Mello, Rama Montenegro, DJ Pólen, Pradarrum de Gabi Guedes, Illy, DJ Leo Schlang e Maira Lins. Na Praça da Cruz Caída, os destaques vão do samba ao pagodão com Tiri, Zaí, Gabi da Oxe, Márcia Castro, Sambaiana, Nêssa, DJ Belle, O Quadro, Afrocidade, Ravi Lobo e Fantasmão.

O cantor Tiri abre a agenda nesta sexta (19), às 18h, na Praça da Cruz Caída. “Será uma atmosfera especial de encontro entre tradição e novidade. A apresentação celebra a chegada da primavera, tempo de florescer e de se preparar para a energia vibrante do verão”, destacou o artista.

Na mesma noite, às 20h, Márcia Castro apresenta o projeto Roda de Samba Reggae, ao lado de Nêssa e do grupo Sambaiana. A cantora Ju Moraes ressaltou a alegria do encontro: “É sempre um prazer dividir o palco com Márcia, principalmente com esse projeto novo”.

Espaço para artistas locais

O presidente da Saltur, Isaac Edington, enfatizou o impacto cultural e econômico do evento. “Nosso objetivo é levar cultura e diversão a todos os cantos de Salvador. Com shows em diversos locais e ativações gratuitas, queremos que cada pessoa sinta a magia do Festival da Primavera”.

No sábado (20), às 21h, o rapper baiano Ravi Lobo se apresenta com o grupo Afrocidade. “Estou muito feliz de fazer parte disso, poder levar o rap, a voz das periferias para um lugar sagrado como a Cruz Caída. Estar ali, levar meu povo e cantar as minhas músicas é a realização de um sonho”, afirmou.


Programação

Feira Criativa – Viver Salvador
 Praça Municipal e Rua Chile
 Sexta a domingo, das 16h às 22h

Shows Viver Salvador – Praça Municipal

Sexta – 19/09:

-18h às 20h – Dj Leo Mello
-20h às 21:30h – Rama Montenegro

Sábado – 20/09:

-18h às 19h – Dj Pólen
-19h às 20h – Jazz com Pradarrum de Gabi Guedes
-20h às 20:30h – Dj Pólen
-20:30h às 22h – Illy

Domingo – 21/09:

-17h às 18h – Infantil – Playgrude
-18h às 19:30h – Dj Leo Schlang
-19:30h às 21h – Maira Lins

Festival Primavera – Praça da Cruz Caída

Sexta-feira (19):

-Tiri e Zaí – às 18h
-Gabi da Oxe – às 19h
-Roda de Samba Reggae com Márcia Castro, Sambaiana e Nêssa – às 20h

Sábado (20):

-DJ Belle – às 18h
-O quadro – às 19h
-Afrocidade – às 21h
-Ravi Lobo – às 21h

Domingo (21):

-Fantasmão – 17h

Arquivos