O evento contou com a participação de estudantes das redes municipal, estadual e federal de todas as regiões do país. Como parte da programação, eles realizaram visitas técnicas em locais turísticos, como Jardim Botânico, Parque Nacional da Tijuca e Museu do Amanhã.
A equipe do Colégio Estadual São Francisco, em Alagoinhas, foi premiada na categoria “Produção de texto” (Ensino Fundamental), com o trabalho “Um pequeno gesto de coragem”. Na mesma categoria (Ensino Médio), estudantes do Colégio Estadual João Francisco da Silva, de Sítio do Quinto, foram premiados com a “Revista Oxente Saúde – edição especial: doenças negligenciadas”.
Para a estudante Natália Luz, de 26 anos, que cursa a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Carlos Souto, participar da OBSMA foi uma experiência única. “Criamos as ecobags feitas de algodão para incentivar a diminuição do uso de sacolas plásticas. Fiquei muito feliz com o prêmio e gostei das visitas que fizemos”, afirmou.
O estudante Eduardo Oliveira, 16 anos, 1º ano, do Colégio Estadual João Francisco da Silva, disse que o prêmio tem significado especial. “Só a educação pode mudar a vida das pessoas. Com dedicação e esforço, a gente pode ir a qualquer lugar, até mesmo ao Rio de Janeiro. Estou muito feliz de ver que nosso trabalho foi reconhecido, partindo de uma cidade pequena no semiárido baiano”, desabafou.
Bahia Olímpica
Por meio do Projeto Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estimula a participação dos estudantes nas olimpíadas das diversas áreas do conhecimento. Entre os anos de 2019 e 2021, o programa registrou 1.510.591 inscrições nas mais de dez olimpíadas científicas realizadas, com a conquista de 2.750 medalhas por alunos baianos. Atualmente, o Estado da Bahia está mobilizado em 30 olimpíadas, das quais participam mais de 1,2 milhão de estudantes baianos. As informações são da SEC.