A aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose e é indicada a todos os bebês no primeiro mês de vida, pode ser interrompida em Feira de Santana, no Centro Norte da Bahia. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgadas nesta terça-feira, 30, o motivo é o estoque reduzido e a dificuldade em adquirir seringas no mercado.
A aplicação desta vacina requer seringa especial, com agulhas mais finas e uma dosagem menor de 0,5 ml. Outra situação apontada pela SMS é a data de validade das vacinas em estoque, que devem ser utilizadas até esta terça. Conforme a prefeitura, a Rede de Frio é abastecida pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Leste e o órgão de saúde até o momento não recebeu uma nova remessa.
No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, já não está sendo possível realizar a vacinação dos bebês nascidos na maternidade. O estoque está zerado.
“É uma situação que não está no nosso controle”, informou, em nota, a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.
Os pais que ainda não vacinaram os bebês podem se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde para realizar a aplicação. A partir de quarta-feira, 1º, se não houver abastecimento, a aplicação da vacina será suspensa.