quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Após incêndio atingir sede da Alba, deputados voltam às atividades em prédio anexo

Grupo estava em recesso há 20 dias. Com transferência, plenário foi para auditório sem acesso à internet e telefone, e, por isso, relação de participação foi feita em papel.

Com a transferência para o prédio vizinho ainda em andamento, o pleno funcionou sem acesso a internet e telefone fixo nesta quinta-feira. O plenário confirmou presença em uma lista de papel, por falta do sistema. A sessão foi realizada no auditório Jorge Calmon e contou com a presença de 43 dos 63 deputados estaduais.

As sessões serão realizadas no local até que o Departamento de Polícia Técnica (DPT) libere a sede da Alba e que seja realizada uma limpeza para a retirada de entulhos e resto de material que ficou após os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Ainda não há previsão de quando o prédio terá o funcionamento normalizado.

O presidente da casa, deputado Angelo Coronel (PSD), informou nesta quinta que vai desarquivar um projeto de lei que propõe a criação de uma brigada de incêndio para atender, exclusivamente, aos prédios do CAB.

“O CAB já são oito prédios públicos que já sofreram incêndios ao longo desses 50 anos. Então, eu acho que já cabe uma unidade do Corpo de Bombeiros aqui no Centro Administrativo, para que, quando tiver qualquer acidente. Espero que não venha a ocorrer novamente em nenhum prédio aqui da região. E que essa brigada possa chegar mais rápido, e, com isso, os prejuízos serem bem menores”, disse o deputado.

Além do plenário, setores como Diretoria Financeira, Secretaria Geral da Mesa, Diretoria de Apoio Parlamentar, Secretaria Geral das Comissões, Departamento de Taquigrafia e demais órgãos de apoio ao plenário também funcionarão no anexo Senador Jutahy Magalhães.

Todos serão abrigados na área onde funcionava a sede da Escola do Legislativo, entidade que oferece cursos e treinamentos aos servidores. Até que o funcionamento da Alba seja normalizado, as atividades da Escola ficarão suspensas.

Os gabinetes parlamentares, repartições e serviços que funcionam nos demais prédios anexos – Nelson David e Wilson Lins – não sofreram alterações na rotina.

Perícia

De acordo com informações da assessoria de comunicação da Alba, as atividades dos agentes do DPT devem seguir durante toda a semana. Além da Polícia Técnica, a seguradora do prédio incendiado também está realizando perícia no local. Segundo a assessoria de comunicação do DPT, após a conclusão das investigações, o resultado da perícia deve sair entre 10 e 30 dias.

Arquivos