quarta-feira, 30 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Após incêndio, Lagoa de Busca Vida passa por revitalização

Ecossistema único no litoral baiano sofre com proliferação de algas e plantas aquáticas

Após décadas de degradação ambiental e abandono por políticas públicas, a Lagoa Busca Vida, no litoral norte da Bahia, começou a apresentar sinais de recuperação. O incêndio que atingiu a vegetação do entorno e se aproximou perigosamente das residências do Condomínio Busca Vida (CBV), em fevereiro deste ano, acendeu o alerta na comunidade e deu novo fôlego à mobilização por sua revitalização.

“Foi um susto para toda a comunidade O fogo chegou a menos de dez metros das casas. O que restava da lâmina d’água serviu como barreira natural e nos mostrou o papel estratégico da lagoa contra eventos extremos, que tendem a se agravar com as mudanças climáticas”, relata Marcelo Dourado, síndico do CBV, onde está localizada a lagoa.

A principal causa da degradação é a eutrofização – processo em que a água acumula excesso de nutrientes e matéria orgânica, provocando a proliferação descontrolada de algas e plantas aquáticas (macrófitas). Essas plantas, quando em excesso, sufocam a biodiversidade e comprometem o fluxo natural da água.

Lagoa Busca Vida Crédito: Divulgação

Arquivos