Texto apresentado por Lídice da Mata (PSB-BA) institui o dia 17 de fevereiro como data comemorativa. Regime de urgência permite que projeto seja votado sem passar pelas comissões.
O Projeto de Lei 4187/24, que institui o dia 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music, teve o regime de urgência aprovado pela Câmara dos Deputados. Isso significa que o texto poderá ser votado em plenário sem passar pelas comissões, acelerando o trâmite. A votação está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (19).
De acordo com a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), autora do projeto, a definição da data é um reconhecimento justo para um movimento que desempenha papel fundamental na cultura e na economia criativa do país.
Relator do PL, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também destacou a relevância do gênero para a formação da identidade nacional e sua contribuição para o cenário musical global.
“Axé music é uma manifestação cultural que representa a alegria, a diversidade e a força do povo baiano e brasileiro. Instituir essa data é uma forma de preservar e valorizar essa riqueza”, defendeu o político.
A proposta foi tema de audiência pública da Comissão de Cultura, em novembro do ano passado. Na ocasião, os debatedores exaltaram a importância social e histórica do axé como expressão das raízes negras da Bahia e do Brasil.
Foto: Max Haack/Ag Haack