quarta-feira, 21 fevereiro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Augusto Vasconcelos defende a criação de um aplicativo para mototaxistas gerido por eles

O vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) comemorou o encerramento de mais uma edição do Projeto Condução Decente. Na oportunidade, o parlamentar defendeu a implementação de um aplicativo próprio para o trabalho dos mototaxistas, que já vem sendo desenvolvido pela Setre em parceria com a categoria, através de uma cooperativa.

O programa de qualificação certificou nesta segunda-feira (05) um total de 79 mototaxistas beneficiados pelo projeto, que é executado por meio de um convênio entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em conjunto com o Sindmoto e outras associações.

Diferente dos anos anteriores, Augusto não compareceu ao encerramento da edição do programa, pois acompanha o filho Pedro em procedimentos médicos. Entretanto, em sua publicação, além de parabenizá-los, Vasconcelos deixou sugestões para a valorização ainda maior da categoria.

“O próximo passo é viabilizar uma cooperativa profissional, que garanta a implementação de um aplicativo próprio, para que os (as) trabalhadores (as) sobre duas rodas, não sejam mais reféns da exploração das grandes plataformas”, concluiu Augusto.

O Projeto Condução Decente já formou 400 mototaxistas em Salvador e Lauro de Freitas, oferecendo o Curso de Atualização para Mototaxistas, um pré-requisito legal para essa atuação profissional, conforme estabelecido na Lei Federal Nº 12.009 de 29 de julho de 2009 / Resolução CONTRAN Nº 930/2022.

A ação será expandida em 2024 para outros 75 municípios da Bahia. Segundo informações fornecidas pelo secretário da Setre, Davidson Magalhães, o lançamento dessa extensão está previsto para logo após o carnaval, a ser realizado pelo Governador Jerônimo Rodrigues.

Arquivos