segunda-feira, 21 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Aulas começam sem fardas e merenda escolar em Feira de Santana

Denúncia de parlamentar aponta utilização de verbas da Educação para outros fins

O ano letivo de 2024 no município de Feira de Santana foi iniciado na última segunda-feira, 19, com a ausência de dois componentes fundamentais na Educação Pública: fardamento e merenda escolar.

De acordo com denúncia do vereador Ivamberg (PT), o ano começou sem a distribuição dos componentes em unidades da Rede Municipal de Ensino do município. O parlamentar relatou preocupação com a utilização de verbas da Educação, pela Prefeitura, com objetivo em outros fins.

“Parece existir uma intenção da Prefeitura para investir recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na construção do hospital municipal de Feira de Santana. Estamos justamente querendo saber sobre essa possibilidade, já que esta verba deve ser utilizada para o segmento da Educação”, disse.

Como se não bastasse, existe ainda o problema da falta de professores, como na Escola Municipal Professor Antônio Alves Lopes. O vereador Pedro Cícero (Cidadania) contou que, devido à distância para outros bairros, professores e colaboradores “se recusam” a trabalhar na unidade.

A reportagem procurou a secretaria de Educação de Feira de Santana, a qual informou que as denúncias não procedem.

Parlamentares pedem explicação ao prefeito Colbert Martins (MDB), sobre a aplicação dos recursos do Fundeb, que poderiam estar sendo utilizados para outros fins – 

Arquivos