As avenidas Paralela e Carybé irão ganhar mordenização na iluminação pública. A Prefeitura de Salvador e a Neoenergia Coelba firmaram, nesta segunda-feira (10), um convênio, que prevê o investimento de R$ 1,1 milhão da distribuidora de energia para substituir 1.172 luminárias LED existentes, enquanto a administração municipal ficará responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos.
A assinatura ocorreu no Palácio Thomé de Souza, com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e do diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
“Enquanto muitas prefeituras ainda estão estudando se vão fazer PPP, concessão da iluminação pública, para poder ainda transformar em LED, nós já estamos na segunda fase do LED”, destacou o prefeito Bruno Reis. O sistema das duas avenidas já havia passado por modernização em 2014, quando a Coelba investiu R$ 3,6 milhões na troca de luminárias ineficientes por LED.

Com a nova etapa, Salvador espera reduzir em 35% o consumo de energia nos pontos modernizados e diminuir as emissões de gases do efeito estufa (GEE). O avanço ocorre em um momento de reconhecimento internacional: na última semana, a capital foi apontada pela rede C40 Cities como uma das 11 cidades do mundo que mais reduziram suas emissões — e a única da América Latina no grupo.
“Isso está em um relatório da instituição de maior credibilidade do mundo na área ambiental. Mostra a posição de vanguarda que nós estamos e é motivo de muito orgulho para todos nós, sem sombra de dúvidas”, afirmou Bruno Reis, que embarca nesta terça (11) para a COP30, em Belém.
O projeto faz parte do programa de eficiência energética da Neoenergia Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que já modernizou mais de 45 mil pontos de iluminação em 80 municípios baianos.
“A modernização do sistema de iluminação pública das avenidas Paralela e Carybé proporcionará benefícios diretos à população de Salvador. As luminárias LED são mais sustentáveis, aumentam a visibilidade nas vias e reduzem a poluição visual. Além disso, com a redução nos custos referentes ao consumo de energia, a administração municipal poderá investir esse valor em outras melhorias na cidade”, afirmou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
O diretor de Iluminação Pública municipal, Ângelo Magalhães, destacou que a ação é fruto de um trabalho contínuo da gestão para ampliar a eficiência do sistema. “Em agosto, realizamos um estudo luminotécnico em campo, que identificou deficiências nas atuais luminárias da Avenida Paralela. O diagnóstico reforçou a importância da parceria com a Neoenergia Coelba, que possibilitará não apenas elevar o índice de luminosidade da principal via da cidade, mas também reduzir o consumo de energia, ampliando a eficiência do sistema e assegurando mais conforto e segurança para a população”, explicou.
Parcerias ampliadas
O prefeito lembrou que a parceria entre a Prefeitura e a Coelba é antiga e já inclui outros projetos, como a implantação de usinas solares em escolas municipais, estações do BRT e no Residencial Mané Dendê, em Ilha Amarela. “Lá do Mané Dendê, nós já tínhamos colocado a energia solar no Residencial; agora vamos implantar a energia solar também nos sobrados”, informou Bruno Reis.
Outro projeto em andamento prevê o rebaixamento de toda a fiação do Centro Histórico, com implantação de rede elétrica subterrânea. “É um projeto em fase de negociação e contratação com a Coelba, para a gente tirar todos esses fios das ruas. A Rua Chile já não tem; mas vamos implantar também no entorno”, disse o gestor.
A Prefeitura também negocia a transferência da subestação da Coelba que fica na Praça Municipal, onde está prevista a construção de um novo Centro de Convenções.
“Essa parceria talvez seja a maior de todas que estamos fazendo; a que envolve mais recursos e a mais estratégica para o desenvolvimento desta região da cidade. Eu digo sempre que esse Centro de Convenções é a nossa bala de prata para trazer mais gente para o Centro Histórico, lotar os hotéis, bares, restaurantes e ter aqui um turismo de negócios o ano todo”, concluiu o prefeito.

