Um avião monomotor caiu no mar na tarde deste sábado (27) em Copacabana, no Rio de Janeiro, na altura do Posto 4. A aeronave realizava um serviço de publicidade no momento do acidente e era ocupada apenas pelo piloto, que morreu após a queda.
O acidente ocorreu por volta das 12h30, na altura da Rua Santa Clara. O quartel do Corpo de Bombeiros de Copacabana foi acionado quatro minutos depois, às 12h34, e mobilizou uma grande operação de resgate no local.
Record News
Imagens registraram o momento em que a aeronave, que levava uma faixa publicitária, caiu no mar. Segundo testemunhas, o avião afundou rapidamente após o impacto.
Mais de 30 militares atuaram na ocorrência, com o apoio de motos aquáticas, embarcações infláveis, equipe de mergulho e suporte aéreo. Por volta das 15h15, o Corpo de Bombeiros informou que um corpo foi localizado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação.
“Segundo a Torre de Jacarepaguá, somente o piloto estava a bordo”, informou o Corpo de Bombeiros.
As buscas contaram ainda com o uso de sonar, equipamento capaz de captar imagens do fundo do mar e auxiliar na localização de possíveis vítimas e destroços. De acordo com funcionários do terminal, a aeronave havia partido do aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-AGB.
“Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz a nota.
