Da Redação
A tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ficou mais acessível na Bahia com a implantação do programa CNH do Brasil. Nesta segunda-feira (2), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, entregou oficialmente a primeira habilitação emitida no novo formato no estado. O documento foi concedido ao soldador André Ricardo, habilitado nas categorias A e B.
Com a emissão da primeira carteira, a Bahia passa a integrar o processo nacional que busca democratizar o acesso à habilitação, reduzindo custos e burocracias. A proposta é permitir que mais brasileiros obtenham o documento sem enfrentar os obstáculos financeiros que tradicionalmente dificultam o processo.
“Vim de férias para a Bahia e, como estava precisando ampliar minhas oportunidades de emprego no país onde resido, aproveitei a facilidade do trâmite. Iniciei o processo de forma online, realizei todos os procedimentos e, para minha surpresa, estou recebendo minha habilitação. Consegui economizar para aproveitar um pouco mais minhas férias na Bahia e, agora, sou um condutor”, afirmou André. Segundo ele, em apenas 15 dias já estava com a CNH em mãos.
Durante o evento, o Detran-BA assinou a portaria que fixa o valor de R$ 180 para o exame médico e o exame psicológico. O laudo no estado também custa R$ 180. Com a medida, a Bahia passa a atender 100% dos requisitos estabelecidos pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para adesão ao programa CNH do Brasil.
“A partir desta terça-feira (3), o processo passa a ser 100% integrado. O candidato agenda as aulas teóricas pelo aplicativo da CNH do Brasil e realiza exames com preços reduzidos. A proposta é tornar tudo mais simples, rápido e acessível para o cidadão”, destacou o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos.
CNH do Brasil
A iniciativa tem como objetivo modernizar e baratear o processo de habilitação em todo o país. Entre as novidades estão a flexibilização das aulas, a possibilidade de ensino à distância, a atuação de instrutores autônomos e a integração com programas estaduais de incentivo à primeira CNH gratuita.
Esses programas, conhecidos como CNH Social, atendem pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e cobrem integralmente os custos do processo. Outra mudança importante é a autorização para utilização de veículos automáticos no exame prático, facilitando o acesso à habilitação.
Todo o processo pode ser iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site oficial do Ministério dos Transportes. O conteúdo teórico está disponível de forma online e gratuita, permitindo que o candidato estude no próprio ritmo e sem sair de casa.
“O que importa é o cidadão: pagar menos, ter um preço mais justo e um processo proporcional, com menos burocracia”, ressaltou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
