O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domigo (19), um alerta laranja de acumulado de chuvas fortes e ventos intensos, principalmente no Sudoeste, Extremo-Sul e Oeste baiano para 48 municípios no estado. O aviso aponta possibilidade de chuvas intensas em cidades com alerta amarelo, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia e é válido até as 10h desta segunda-feira (20).
O instituto prevê risco de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Os moradores devem evitar áreas alagadas e não se abrigar debaixo de árvores durante tempestades. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil da cidade pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O aviso de ventos costeiros para sete cidades do litoral sul e extremo-sul do estado ainda alerta rajadas que podem provocar agitação no mar e dificuldades na navegação.
Veja as cidades com alertas de chuvas
Alcobaça, Barreiras, Caculé, Candiba, Cândido Sales, Caravelas, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Correntina, Encruzilhada, Eunápolis, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itarantim, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Licínio de Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Maiquinique, Malhada, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Viçosa, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Piripá, Porto Seguro, Prado, Riachão das Neves, Ribeirão do Largo, São Desidério, Sebastião Laranjeiras, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.
Cidades com ventos costeiros
Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália.