quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Bandas escolares celebram o Bicentenário da Independência da Bahia no Neojiba

O encontro faz parte do 4° Intercolegial de Bandas e Fanfarras das Escolas Estaduais e contou com a participação do secretário da SJDH
As comemorações do Bicentenário da Independência da Bahia seguem a todo vapor na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH). Nesta quinta-feira (29), o Núcleo de Orquestras Infantis e Juvenis da Bahia (Neojiba), em parceria com a União Estudantil das Bandas e Fanfarras, promoveu um grande encontro de bandas e fanfarras, no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador.
Seis fanfarras e bandas de escolas da rede pública estadual de Salvador e de Lauro de Freitas participaram do encontro que premiou as três melhores apresentações nas categorias Experimental e Especial. O resultado consagrou as Escolas Estaduais Pedro Ribeiro (1° lugar), Dinah Gonçalves( 2° lugar) e Edvaldo Boaventura (3° lugar) na Categoria Experimental. As vencedoras da categoria especial terão acesso ao resultado nas próprias escolas participantes do concurso.
“Esse é um momento de celebrar a Independência da Bahia, das nossas tradições, porque revela a importância da nossa história. O Neojiba é uma experiência de música e, sobretudo, de educação. É importante que as escolas estejam neste lugar com educação musical, onde as pessoas que passam por essa experiência ganham na sua trajetória, ganham experiência de convivência, de torcer, se esforçar e de trabalhar em grupo. Essas ações são fundamentais para estimular o desenvolvimento social dos nossos jovens e promover os direitos humanos”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
O encontro faz parte do 4° Intercolegial de Bandas e Fanfarras das Escolas Estaduais. A ação, de acordo com o Neojiba, acontece todos os anos, com o intuito de promover a integração e o desenvolvimento artístico de jovens músicos baianos e celebrar os marcos históricos do Brasil, como a Independência da Bahia.
A apresentação musical do Projeto Especial de Sopros e Percussão da Orquestra 2 de Julho encerrou a programação do dia festivo no Parque do Queimado.
“O Neojiba já tem uma ação junto com as bandas, filarmônicas e fanfarras de apoio e colaboração. Esse encontro para comemorar os 200 anos da Independência reveste de uma simbologia, é uma data que o Brasil continuou unido e confirmou o grito da Independência. Trazer essas bandas para o Neojiba, dá oportunidade deles ouvirem a nossa música. É um orgulho para o Neojiba comemorar esta data especial com os estudantes da rede estadual”, ressaltou o diretor musical do Neojiba, Eduardo Torres.
Marcaram presença no encontro o chefe de Gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, o assessor Especial da SJDH, Luiz Alberto, a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Trícia Calmon, representantes da Secretaria de Educação do Estado (SEC), além do corpo técnico do Neojiba.
O Neojiba – é um programa social do Governo do Estado, mantido pela SJDH e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. O programa promove o desenvolvimento e a integração social de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

A sede do Neojiba, o Parque do Queimado, é localizada no caminho das tropas vitoriosas do exército baiano em direção à Liberdade. Lá, estão importantes marcos do 2 de Julho, como o monumento à Maria Quitéria e o panteão cívico, onde ficam guardados os carros do Caboclo e da Cabocla.

Arquivos