quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Barraqueiros e Semop discutem o ordenamento da orla de Salvador

Tendas removíveis, que servirão para guardar material de trabalho, serão entregues no mês de dezembro aos licenciados

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) anunciou que novas tendas removíveis, que servirão de apoio para guardar o material de trabalho ao final do dia, serão entregues no mês de dezembro aos barraqueiros licenciados que trabalham entre a região da praia de Patamares e da Sereia de Itapuã. A informação foi divulgada durante reunião realizada pela Semop com os barraqueiros da área, para ouvir os trabalhadores acerca do novo ordenamento da faixa de orla da região. O encontro aconteceu no Instituto Daniel Alves, no Km 17, em Itapuã, e reuniu cerca de 200 trabalhadores.

Já para os não licenciados foram dadas orientações para que seja iniciado o processo de regularização. O órgão reforça ainda que vai realizar um mutirão para que esse processo seja facilitado. Os gestores de técnicos presentes no encontro reforçaram ainda alguns pontos que precisam ser atendidos pelos trabalhadores das praias para manter o ordenamento da orla durante e após o verão.

André Antunes é um dos barraqueiros que trabalha na revisão e atua também como diretor da Associação dos Trabalhadores Pé na Areia. Ele comentou a importância de a categoria manter um diálogo constante com a gestão municipal. “Primeiramente eu tenho que dizer que nunca os ambulantes tiveram tanto diálogo com o município como estamos tendo agora. Esses equipamentos que serão dados pela Prefeitura, por exemplo, se fossemos comprar seria algo em torno de dois a três mil reais. Então isso ajuda muito aos barraqueiros, assim como também dá uma melhor aparência para a orla”, avaliou.

O titular da Semop, Alexandre Tinôco, explica que a prioridade da gestão municipal é encontrar uma solução conjunta que beneficie os trabalhadores e a orla da capital baiana. “Estamos à disposição, ouvindo esses profissionais, eles que foram até o nosso gabinete e, em conjunto, fizeram um pedido que foi prontamente atendido pela gestão, que é essa substituição do material por toldo envelopado. É uma solução paliativa até o final do verão, pois sabemos que essa região de orla deverá receber novos equipamentos. No entanto, é uma forma de garantir o trabalho dessas pessoas, nessa que é a época mais importante e movimentada para eles”, considerou.

De acordo com o diretor de serviços da Semop, Alysson Carvalho, além de ser um dos principais atrativos da cidade, as praias podem ser consideradas um dos locais mais abrangentes e democráticos, por isso é imprescindível cuidar e manter o ordenamento público nesses locais. “Espera-se que esse seja o verão dos verões, por isso estamos trabalhando para oferecer boas condições de trabalho aos barraqueiros e ambulantes para que eles possam exercer seu trabalho com conforto e tranquilidade, mas também proporcionar um local limpo, organizado, ordenado e seguro ao cidadão, às famílias e aos turistas que visitam e curtem as praias na nossa cidade”, pontua.

Barraqueiros se reúnem com Semop pra discutir reordenamento da orla. Crédito: Bruno Concha/Secom

Arquivos