terça-feira, 27 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Binho Galinha e outras 12 pessoas viram réus em novo processo da “Operação El Patrón”

O deputado estadual Binho Galinha (PRD) e outras 12 pessoas se tornaram réus em um novo processo relacionado à “Operação El Patrón”. A decisão é do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e foi assinada no dia 5 de novembro pela juíza Márcia Simões Costa, da Vara Criminal de Feira de Santana. A informação é do site Bnews.

A nova denúncia foi apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e aponta que o grupo usava “laranjas” para movimentar recursos e ocultar bens. Segundo o MP-BA, mesmo após medidas cautelares impostas, o parlamentar continuou mantendo “em funcionamento seus negócios ilícitos, em flagrante desrespeito às medidas cautelares impostas anteriormente”.

Binho Galinha foi preso em 3 de outubro, após decisão baseada em entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve a prisão mesmo com o foro privilegiado. O deputado está custodiado em uma Sala de Estado-Maior, localizada no Centro de Observação Penal (COP), dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.

A Operação El Patrón foi deflagrada para investigar uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no interior da Bahia. O caso ganhou destaque por envolver políticos e empresários da região de Feira de Santana.

Arquivos