segunda-feira, 16 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Bolsonaro passará por novo procedimento para tratar soluços

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai passar por um novo procedimento cirúrgico para tratar crises persistentes de soluço. Segundo ela, o problema já dura cerca de nove meses e tem causado angústia diária. A informação é do site UOL.

De acordo com Michelle, Bolsonaro foi encaminhado ao centro cirúrgico para realizar o chamado “bloqueio do nervo frênico”, procedimento que consiste na anestesia do nervo responsável pelo controle do diafragma, com o objetivo de interromper os soluços. “Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, declarou.

Ainda conforme a ex-primeira-dama, médicos avaliavam a realização do procedimento desde o dia anterior, mas havia preocupação com possíveis efeitos colaterais, entre eles a dificuldade respiratória. Antes disso, Bolsonaro havia iniciado sessões de fisioterapia e passado por mudanças na medicação na tentativa de melhorar o quadro.

Na quarta-feira, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. O novo procedimento médico foi solicitado pela defesa e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde o dia 22 de novembro. Ele cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão após condenação por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

Arquivos