Um boneco pendurado de cabeça para baixo e faixas com mensagens ameaçadoras foram encontrados em Salvador nesta quinta-feira (16), às vésperas do clássico Ba-Vi, às 21:30h. O boneco, com trajes da Torcida ‘Imbatíveis’ — organizada do Vitória —, foi colocado na passarela de pedestres da faculdade Unijorge, na Avenida Paralela, com a frase: “O terror vai começar”.
Outra ameaça direcionada à torcida rubro-negra apareceu em uma faixa de tecido no Viaduto Dona Canô Veloso, na mesma avenida. Próximo ao boneco, estavam inscritas as mensagens: “Somos seu pesadelo” e a data “24/04/2014”.
A data remete à morte de Lucas dos Santos Lima, conhecido como “Chapolin”, líder da TUI, assassinado em abril de 2014 em frente à sua loja nos Barris. O responsável pelo crime, Jonas de Sousa Santos, da torcida 3ª Distrito do Bahia, foi condenado a 22 anos de prisão em 2019. Na época, a polícia apontou que a motivação envolvia uma dívida e a rivalidade entre torcidas.
O clássico desta quinta-feira acontece no Barradão. No primeiro encontro da temporada, marcado por expulsões, o Bahia venceu. Uma reunião com órgãos de segurança definiu o esquema para garantir a tranquilidade antes, durante e depois da partida.
Por motivos de segurança, o clássico baiano segue com torcida única pelo sétimo ano consecutivo, medida adotada para reduzir conflitos entre torcedores rivais.