quinta-feira, 11 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Bruno Monteiro assume Secult com a missão de interiorizar a cultura na Bahia

Bruno Monteiro com Caetano Veloso e com o governador Jerônimo Rodrigues – Foto: Olga Leiria | AG. A TARDE

O produtor cultural Bruno Monteiro tomou posse como secretário de Cultura da Bahia na tarde desta sexta-feira, 6, no Teatro Castro Alves, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Jornalista por formação, Bruno Monteiro, 39 anos, participou da produção de artistas como Caetano Veloso e coordenou a produção do documentário “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa, e indicado ao Oscar em 2020.

O novo secretário de Cultura falou sobre o início dos trabalhos à frente da pasta e a missão de interiorizar a cultura na Bahia.

Monteiro disse ainda que, a partir da próxima semana, vai cumprir uma agenda de conversa com representantes dos diversos setores, chamando os interessados para um diálogo ‘amplo, democrático, como a gente deseja fazer uma gestão’.

Ele citou ainda o planejamento do Governo do Estado para o ano do bicentenário da Independência da Bahia, comemorado no dia 2 de Julho.

“Eu não posso antecipar ainda, pois dependo da validação do governador, mas ele também me fez essa encomenda ainda na transição, de que a gente pensasse uma ação para o ano. Essa celebração dos 200 anos não só focada no Dois de Julho, mas uma celebração ao longo do ano todo. Que essa história seja contada, seja marcada nos lugares onde ela aconteceu. Que em Cachoeira, Santo Amaro, Salvador e Itaparica haja um marco de celebração e de memória da independência da Bahia, que é a verdadeira independência do Brasil”, concluiu Monteiro.

Arquivos