quinta-feira, 31 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Bruno Reis celebra 1° lugar de Salvador em ranking

“Hoje, o município consegue estabelecer as suas prioridades e tirar os seus projetos do papel graças a um trabalho fiscal muito responsável”, diz

O prefeito Bruno Reis comentou nesta quarta-feira (1º) o primeiro lugar conquistado por Salvador no ranking nacional do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2023, com nota máxima entre as capitais do Brasil nos quesitos autonomia, gastos com pessoal e liquidez. O gestor destacou que mesmo num cenário de enfrentamento à pandemia da covid-19, a prefeitura soube administrar bem os recursos públicos para manter um alto investimento na área social e em obras de infraestrutura.

“Esse resultado comprova o que sempre falo para a população em todas as minhas visitas: com um trabalho muito sério, responsável, a gente tem cuidado bem dos recursos públicos, do dinheiro do povo que é confiado à nossa gestão. A gente entende que esse dinheiro tem que voltar para a cidade em forma de prestação constante de serviços, de novas obras, de melhoria na qualidade de vida. Mas, para isso, a Prefeitura precisa ser muito responsável em seus gastos, para ter fôlego no final do mês. Esse é um compromisso da minha gestão, e se comprova com os investimentos em toda a cidade”, disse o prefeito.

Bruno Reis lembrou que a prefeitura tem investido nos últimos três anos R$ 5 bilhões em diversos programas, obras e melhorias. Entre elas, as construções da primeira Maternidade de Salvador e da Arena Multiuso; o Novo Mané Dendê, programa de revitalização urbana no Subúrbio; o programa Nossa Escola, que visa recuperar o déficit educacional provocado pela pandemia e a entrega de tablets e chromebooks para alunos e professores da rede municipal; o programa Saúde nos Bairros, que leva exames e consultas a diversas regiões; e as obras de mobilidade, com novas vias e a implantação do trecho 2 do BRT.

“Todas essas ações estão sendo feitas com recursos próprios da prefeitura. Acabou aquela história de Salvador depender de outros entes, como o Governo Federal e do Estado, para conseguir tocar os seus projetos. Essa autonomia financeira, que o Índice Firjan colocou como destaque, e essa capacidade de investimento, é um ganho enorme para Salvador. Hoje, o município consegue estabelecer as suas prioridades e tirar os seus projetos do papel graças a um trabalho fiscal muito responsável”, completou Bruno Reis.

Elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o índice avaliou quatro indicadores (investimentos, liquidez, autonomia e gastos com pessoal) das contas públicas de 5.240 municípios brasileiros. De acordo com a metodologia aplicada, quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho. Em relação ao levantamento de 2022, a nota geral de Salvador subiu de 0,8739 para 0,9823. A pontuação foi a maior da cidade desde a criação do estudo, em 2013. Cabe destaque a excelente avaliação em ‘investimentos’, que aumentou de 0,4958 para 0,9294.

O índice de autonomia, que verifica se as receitas oriundas da atividade econômica suprem os custos da estrutura administrativa da prefeitura, também foi destaque na avaliação. Pelo décimo ano seguido, o município obteve nota 1 no quesito. Já o indicador ‘gasto com pessoal’ garantiu a nona pontuação máxima.

O prefeito Bruno Reis. Crédito: Flávio Santana

Arquivos