sábado, 9 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Zé Cocá: um “excelente vice para Neto em 2026” aponta Bruno Reis

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), indicou nesta quinta-feira (8) que o nome do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), é uma das possibilidades mais fortes para compor a chapa majoritária da oposição ao governo da Bahia em 2026, possivelmente como vice do ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto. Apesar da sinalização, Bruno ressaltou que qualquer decisão sobre a formação da chapa depende primeiro da definição do cenário nacional. A declaração do prefeito foi dada nesta sexta-feira (8), durante a sessão especial de homenagem ao ministro do STJ, Paulo Dias de Moura Ribeiro, e a entrega da Comenda 2 de julho ao juiz aposentado Manoel Ricardo Dávila, que ocorreu na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA),

“A gente ainda não está focado nisso. Eu acho que essa decisão vai ocorrer principalmente depois da definição do jogo nacional, de quem será o candidato das oposições no âmbito nacional, para em seguida a gente fechar quem serão os nomes que irão compor a nossa chapa majoritária aqui”, afirmou o prefeito.

Bruno elogiou o desempenho de Zé Cocá à frente da Prefeitura de Jequié, e destacou o capital político do aliado, que também chegou a presidir a União dos Municípios da Bahia (UPB). “Não tenho dúvidas que o nome de Zé Cocá é um excelente nome. Prefeito de uma grande cidade, de uma região estratégica importante da Bahia, que teve um excelente desempenho como prefeito. A maior votação proporcional entre as médias cidades do estado”, destacou.

Segundo Bruno Reis, além da experiência administrativa, Zé Cocá reúne atributos políticos relevantes para compor a chapa. “Já foi deputado, conhece a realidade da Bahia, foi presidente da UPB, é um quadro público qualificado. Sem sombra de dúvidas, é um dos nomes que está aí nas nossas conversas, como um dos prioritários”, afirmou.

Apesar da avaliação positiva, o prefeito reconheceu que a decisão caberá também ao próprio Zé Cocá. “A gente sabe que não é uma decisão fácil deixar o cargo de prefeito, ainda mais faltando mais da metade do mandato. Mas, sendo esse o desejo dele, nós temos sim toda a vontade e desejo que ele possa estar ao nosso lado nesse desafio”, declarou.

Bruno Reis também reforçou que as articulações da oposição devem ganhar força após a definição do nome que disputará a Presidência da República em 2026 com apoio do campo oposicionista. “A partir da definição do cenário nacional de quem será o candidato a presidente que nós iremos apoiar, aí sim passamos a definir as demais posições da chapa majoritária para apresentar um projeto alternativo que mude a Bahia de verdade”, concluiu.

Foto: Divulgação

Arquivos