A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), abre cadastro online para trabalhadores ambulantes interessados em atuar nas festas populares da cidade.
O sistema ficará disponível de 16 de setembro a 16 de outubro, das 8h até as 23h59, com quase 9 mil vagas para eventos como Festival Virada, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá, circuitos pré-carnavalescos e o Carnaval.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site www.sca.salvador.ba.gov.br. Quem tiver dificuldade de acesso à internet pode buscar ajuda em uma das 10 unidades das Prefeituras-Bairro. Cada candidato pode se inscrever em mais de uma festa, mediante cadastros separados, nas mesmas categorias em que já participou.
A seleção será feita pela Semop com base em pontuação que considera critérios sociais e profissionais, entre eles: residir em Salvador; experiência em eventos nos últimos cinco anos; certificados de capacitação; ser chefe de família monoparental feminina; e ser idoso ou aposentado. Em caso de empate, vence o candidato mais velho; se o empate persistir, haverá sorteio eletrônico conforme edital.
O Diário Oficial do Município (DOM) publicou as regras do processo seletivo nesta sexta (12). A lista com as pontuações sai em 29 de outubro. Após análise de recursos, o resultado final será divulgado em 1º de dezembro.
“O sistema de cadastramento de ambulantes foi criado pela Prefeitura justamente para dar dignidade ao público que pretende trabalhar nas festas populares. Independentemente do dia em que o candidato se inscrever, o critério para a habilitação será o da pontuação prevista no edital. Não importa se essa pessoa se inscreveu antes ou depois: todos os inscritos concorrerão em iguais condições”, disse o titular da Semop, Decio Martins.