quinta-feira, 28 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Caju Leitores reúne 11 povos indígenas em celebração literária

Evento literário na Aldeia Xandó reúne autores, lideranças e artistas indígenas em quatro dias de programação gratuita e aberta ao público

A quarta edição do Festival Caju de Leitores acontece de 2 a 5 de setembro, das 9h às 18h, na Oca Tururim, no Centro Cultural Indígena Pataxó da Aldeia Xandó, em Porto Seguro. Com o tema “A Voz da Terra”, o evento reúne representantes de 11 povos originários em uma programação voltada à literatura infantojuvenil e aos saberes ancestrais.

Mais que um encontro literário, o festival é espaço de resistência, escuta e criação coletiva. Participam lideranças e artistas dos povos Makuxi, Kayapó, Kuikuro, Kaingang, Terena, Tabajara, Tucujú, Fulni-ô, Pataxó Hã-hã-hãe, Pataxoop e Pataxó, anfitriões do evento. Cada povo compartilha narrativas, línguas e expressões que reafirmam a diversidade cultural indígena.

Entre os destaques está o escritor Sairi Pataxó, anfitrião do festival. Ao seu lado, participam Ajuru Pataxó, articulador de projetos comunitários; Caamini Pataxó, artesã e integrante do coletivo feminino Imamakã Xohã (“Mães Guerreiras”); e Aktxawã Pataxó, jovem liderança espiritual. “Vai ser o melhor de todos os anos. Estou muito feliz com esse encontro que contribui para que o território continue resistindo e não deixando as histórias e lutas ancestrais morrerem”, afirma Sairi.

A curadoria é de Trudruá Macuxi e Edson Kayapó, que reuniram vozes de diferentes gerações e territórios. “Buscamos conversar sobre o meio ambiente, chamado de floresta pelos indígenas, com escritores da primeira, segunda e nova geração em diálogo com a literatura do povo Pataxó”, explica Trudruá.

A programação inclui rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros, apresentações artísticas e atividades para crianças e jovens, todas com intérprete de Libras. Entre os convidados estão Yamaluí Kuikuro Mehinaku, autor de obra bilíngue sobre a história de seu avô; Văngri Kaingang, escritora e educadora; Thyrry Yatsô, historiador e ativista; e Marcos Terena,fundador da União das Nações Indígenas e articulador da inclusão dos direitos indígenas na Constituição de 1988.

O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações: www.cajuleitores.com.br

O Festival Caju de Leitores é uma realização da Savá Cultural, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Conta com patrocínio, via Lei Rouanet, da Neoenergia Coelba, Instituto Neoenergia e Itaú Unibanco; e com patrocínio da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, por meio da Superintendência de Cultura. Tem ainda parceria acadêmica da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e reúne uma rede de parceiros locais, incluindo pousadas, comércios, instituições comunitárias e escolas da região.

SERVIÇO

O que: Festival Caju de Leitores – 4a edição

Segmento: Literatura Indígena Infanto-juvenil

Tema: A Voz da Terra

Quando: 2 a 5 de setembro (terça a sexta-feira)

Onde: Oca Tururim, situada no Centro Cultural Indígena Pataxó da Aldeia Xandó, Território Indígena Barra Velha, em Porto Seguro (BA).

Horário: das 9h às 18h

Classificação: Livre

Ingressos: O evento é gratuito e não precisa de inscrição.

Acessibilidade: As rodas de conversa da programação principal contarão com intérprete de Libras.

Arquivos