Começou nesta terça-feira (1º) a Festa de Santa Dulce dos Pobres. Uma das ações realizadas pela Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) é a peregrinação da imagem da santa baiana, que irá percorrer diversos locais da cidade. Nesta tarde a imagem esteve na Praça Municipal, em frente à Câmara de Salvador. O prefeito Bruno Reis, o presidente do Legislativo da cidade, Carlos Muniz (PSDB), e diversos vereadores participaram do ato.
Carlos Muniz frisou que é uma grande honra para os soteropolitanos o fato de Irmã Dulce ter nascido em Salvador. “A primeira santa brasileira foi um raro exemplo de bondade e generosidade. Um ser humano que realmente fez a diferença neste planeta. Ela será lembrada eternamente no coração dos brasileiros e baianos. Por isso, é mais do que adequada essa homenagem à Santa Dulce dos Pobres”, frisou.
Bruno Reis declarou que o “exemplo dela nos inspira pela dedicação no cuidado com os mais necessitados, ajudando quem mais precisa. Isso serve como referência para todos que estão na vida pública, para que possamos ajudar as pessoas mais carentes. Que ela siga nos inspirando a construir uma cidade cada vez melhor”.
O vereador Palhinha (União) declamou uma prece para os presentes. “Ela era uma referência para os mais necessitados. Deixou um grande legado, com sua grande obra, que está de portas abertas para qualquer cidadão, independentemente de cor, raça e credo religioso. Por isso, agradecemos ao Senhor, que permitiu que o Papa beatificasse Irmã Dulce”, disse o parlamentar.
Os vereadores Cláudio Tinoco (União), Cris Correia (PSDB), Paulo Magalhães Júnior (União), Leandro Guerrilha (PP), Anderson Ninho (PDT), Kiki Bispo (União), Toinho Carolino (Podemos) e Daniel Alves (PSDB) também prestigiaram a homenagem.
Peregrinação
A imagem da Santa Dulce dos Pobres vai percorrer também o Farol da Barra, Rio Vermelho, Itapuã, Santo Antônio Além do Carmo, Praça Cairu, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Piedade, Cajazeiras X, Periperi, São Tomé de Paripe, Liberdade, Capelinha e Alagados.
Além da peregrinação, a programação de atividades inclui também apresentações diárias de peças teatrais, exibição de filmes sobre a primeira santa brasileira, além de atrações musicais e quermesse. A comemoração teve início às 8h30, com uma missa no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma.