vereador Luiz Carlos Suíca (PT) respondeu o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, após ser apontado erroneamente como autor do projeto de criação de aplicativos exclusivos para taxistas em Salvador. Diferentemente do que foi informado anteriormente, o texto foi apresentado por Luiz Carlos de Souza (PRB) – e não por Luiz Carlos Suíca.
“O projeto não é meu, é de Luiz Carlos. Mas quero dar uma resposta a Fábio Mota. Ele está me chamando de aproveitador. Não sou vaidoso, não tenho esse tipo de vaidade. Não sou engenheiro de obras prontas. Não sou usurpador de projeto de ninguém. Quem tem essa prática é o Executivo. Esta aí a questão dos mototaxistas, que foi um projeto meu, de Everaldo e de Tinoco e o Executivo, em vez de valorizar esses vereadores, mandou um substitutivo e mandou tirar o nosso projeto. E assim nós fizemos, sem nenhuma vaidade”, pontua Suíca ao BNews.
O petista seguiu com os ataques. “A questão do transporte coletivo foi prometido ônibus com ar-condicionado, wi-fi… Eles não controlam a base dele e já vem atirando. Isso é ser apaixonado demais por nós da oposição. Somos tão competentes que eles ficam sonhando com a gente. Fábio Mota me conhece bem, desde a época da Limpurb e sempre tratei a cidade com muito respeito”, completa.
A proposta do vereador Luiz Carlos indica para a prefeitura um “estudo de viabilidade para implementação de aplicativo próprio de gestão do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi de forma que os taxistas possam oferecer seus serviços através de aplicativo móvel gerido pelo Poder Público municipal sem os custos dos aplicativos móveis disponíveis no mercado”.
Saiba como funcionará aplicativo para taxistas da Prefeitura de Salvador
![Exclusivo: Saiba como funcionará aplicativo para taxistas da Prefeitura de Salvador [Exclusivo: Saiba como funcionará aplicativo para taxistas da Prefeitura de Salvador]](https://www.bnews.com.br/fotos/bocao_noticias/230792/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
A Prefeitura de Salvador promoverá em breve o lançamento do aplicativo TáxiMobi, exclusivo para taxistas da cidade. O serviço seria lançado antes do Carnaval, mas acabou sendo adiado em virtude da não homologação da Apple. O programa já está disponível, no entanto, para PlayStore do Google. Detalhes do projeto, no entanto, serão mantidos em sigilo pela Prefeitura de Salvador até o lançamento.
Segundo fontes do BNews, o prefeito ACM Neto (DEM) pode apresentar o projeto na semana do aniversário da cidade “como mais um presente”. O aplicativo é leve e trabalha exclusivamente com táxis. Permite que a prefeitura faça gerenciamento em tempo real, inclusive com controle de demanda. Também será possível o usuário fazer reclamação pelo próprio app.
Além disso, os motoristas usarão pontos do metrô fazendo que uma sistema de integração, sendo que o táxi completará o transporte até dentro dos bairros. Vai funcionar da seguinte maneira: se o usuário soltar na região do Acesso Norte, mas precisar ir para Pernambués ou Vila Laura, poderá comprar um ticket e entregará ao taxistas.
Só será permitido táxis que pertencem ao sistema de empresas de táxi e cooperativa que fazem parte do aplicativo. Todos deverão aceitar cartão de crédito e débito. Ainda segundo oBNews apurou, as vistorias já estão sendo feitas. Todos os veículos terão que estar com a documentação em dia e ter máquina de cartão de crédito, débito e ar-condicionado.
O aplicativo não terá bandeira 2 e só vai rodar com bandeira 1, com 20% de desconto para o usuário. Uma corrida que custaria R$ 15,00 no táxi convencional vai custar R$ 12,00. “A TaxiMob nasceu na união de algumas cooperativas e empresas para não deixar de atender nenhum cliente ou seja um irá apoiar o outro onde chamar a corrida, faremos um compartilhamento. Estamos em conversa com a prefeitura e alguns apoiadores, mas acredito que no início do próximo mês iremos entrar em plena atividade”, revela um taxista de uma das cooperativas.
“Vamos trabalhar todos juntos pra valorizar e favorecer a classe taxista. Um detalhe a prefeitura não está cobrando e nem vai receber nada pelo apoio que está nos dando, e nos como empresas e cooperativas também só iremos usar o aplicativo pra compartilhar e dar apoio um aos outros, vamos multiplicar o número de carros por toda cidade, onde tiver passageiro irá ter um TáxiMob”, completa.
Procurado pelo BNews, o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, não quis dar detalhes sobre o aplicativo e afirmou que todas as dúvidas serão sanadas em uma coletiva de imprensa. “Na coletiva vou explicar tudo, mas posso dizer que será um aplicativo que vai dar 20% de desconto sobre a bandeira de táxi”, confirmou.