A Campanha de Vacinação Antirrábica em Salvador termina na próxima terça-feira (30), e segue mobilizando ações de imunização para cães e gatos em diversos pontos da cidade, além dos postos de saúde.
Até o momento, pouco mais de 200 mil cães e gatos já foram vacinados em esforço da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra a raiva.
As ações prosseguem durante a semana com equipes volantes e itinerantes que percorrem bairros estratégicos da capital baiana. Além disso, 91 unidades de saúde oferecem a vacina; a lista completa dos locais está disponível no site da secretaria: www.saude.salvador.ba.gov.br.
A imunização é essencial para impedir a circulação do vírus, que pode ser transmitido aos seres humanos pela saliva de animais infectados. Graças à vacinação em massa, Salvador não registra casos de raiva humana desde 2004, e o último caso em animal doméstico (cães e gatos) foi registrado em 2009 — por isso a prevenção deve ser contínua.
“A vacinação é o principal instrumento que temos para evitar os casos de raiva no município e protege não só os animais, mas também todas as pessoas. É fundamental que os tutores levem seus cães e gatos para receber a dose anual e, assim, mantenham Salvador livre da doença”, reforça a médica veterinária Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva da SMS.