A pouco mais de um mês do início do verão, as altas temperaturas já moldam o clima nas praias de Salvador, onde o lazer em família ganhou novo fôlego. Entre sombreiros, banhos de mar e pratinhos de acarajé, as canoas havaianas se tornaram uma das principais atrações do litoral, atraindo pais e filhos para experiências na Baía de Todos-os-Santos.
Opção de lazer que cresce no período da primavera e verão, o esporte segue em ascensão nas praias da Preguiça, Gamboa, Itapuã, Barra, Calçada e Ribeira. A modalidade, que caiu no gosto de baianos e turistas, se transformou em fenômeno pela combinação de diversão, saúde e práticas de mindfulness.

Conduzidas por equipes técnicas e multiprofissionais, as remadas se multiplicam no litoral. O Clube de Canoagem Kaiaulu Va’a tem se destacado no cenário soteropolitano, oferecendo atividades que aproximam o público do contato com a natureza e promovem bem-estar físico e mental.
O roteiro wellness do clube parte das areias da Preguiça, com remadas guiadas por instrutores e vista privilegiada para o Forte São Marcelo, Elevador Lacerda e Mercado Modelo.
Paradas para mergulho e registros fotográficos acontecem na plataforma Flutuador, ponto disputado para assistir ao nascer ou pôr do sol. O clube ainda oferece atividades extras, como café da manhã, yoga, brincadeiras temáticas e música ao vivo.
A gestora do Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, destaca o crescimento da procura pela canoagem havaiana, impulsionado por quem busca bem-estar e desconexão da rotina.
“Em uma sociedade tão corrida como a nossa, esses momentos de relaxamento e de se desconectar com a rotina acabam se tornando uma experiência única. Observamos o aumento de turistas pela modalidade, mas também dos moradores de Salvador que querem vivenciar esse novo lifestyle saudável (para mente e corpo)”, comenta.
Com a previsão de temperaturas chegando a 32 °C nos próximos quinze dias, a prática vem se consolidando como alternativa saudável para os dias mais quentes. A despedida da primavera já dá sinais do que vem pela frente e reforça a tendência dos esportes náuticos na capital.
O interesse das famílias tem sido um dos principais motores desse crescimento. “Tem sido muito bonito ver pais e filhos compartilhando a remada, se conectando com a natureza e criando memórias na Baía. A canoagem virou um momento de união e alegria para muitas famílias”, afirma Lorena.
Somente este mês, o Kaiaulu Va’a realizou quatro passeios temáticos. Além da Remada da Lua Cheia e da programação especial de feriados, outra atividade que tem se popularizado é o AcroYoga + canoa havaiana, que integra corpo, mente e natureza. “O mindfulness é uma das prioridades desses circuitos, independente da estação. Com o verão batendo na porta, a projeção é que mais e mais pessoas venham conhecer a remada nas canoas havaianas, já que a prática despontou em outros lugares, como o Rio de Janeiro. O cuidado, no entanto, deve permanecer em favor das crianças, diante do aumento das temperaturas”, conclui.

