Esquema de segurança foi divulgado nesta terça-feira (23)
Cerca de 37 mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, com apoio de profissionais administrativos, atuarão nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador e no seu entorno. O efetivo também vai atuar as festas nos bairros e em 75 cidades do interior.
Ao todo, serão instalados 42 Portais de Abordagem nas principais vias para evitar o acesso de armas de fogo e objetos cortantes.
Neste Carnaval, pela primeira oficialmente, a Secretaria da Segurança vai usar a ferramenta do Sistema de Reconhecimento Facial para fazer a contagem do público. A ferramenta também foi testada durante o Festival Virada Salvador, de forma experimental.
Segundo a SSP, o sistema excluirá as repetições, fornecendo uma estimativa do público por dia de evento. No total, 371 equipamentos de vídeomonitoramento, 108 deles de RF, e duas Plataformas de Observação Elevada (POE) acompanharão a festa.
Na rua, as patrulhas estarão equipadas com 1.248 LTEs (Long Term Evolution), ferramentas que permitem uma transmissão de dados de forma célere e segura, com rede exclusiva para as Forças da Segurança, além de 651 rádios tetra. A SSP também colocará GPS nos trios e acompanhará a movimentação dos veículos na festa.
Comitê de Inteligência
Neste ano, também será implantado o Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA) da Superintendência de Inteligência (SI). O espaço será montado no Centro de Operações e Inteligência e vai gerenciar ações veladas nos três circuitos.