domingo, 23 fevereiro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Catadores de material reciclável ganham galpão de triagem

Espaço fica em Periperi

Catadores de material reciclável de Salvador ganharam, na manhã deste domingo (15), um galpão de triagem de resíduos sólidos. O espaço tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho para profissionais da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary). Cerca de 500 famílias devem ser beneficiadas.

O galpão fica em Periperi e foi inaugurado com um café da manhã especial de Natal pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Também estavam presentes a primeira-dama, Tatiana Velloso, e secretários estaduais.

Catadora de resíduos há seis anos na Cooperguary, Leidjane Regina Sousa de Santana, 34, tem dois filhos e relatou que o sustento da família vem do trabalho na cooperativa. “Faço a separação dos materiais, como garrafa pet, plástico, alumínio, ferro. É emocionante ver como evoluímos. Estou muito satisfeita, muito encantada, arrepiada. Agora temos um ambiente de alimentação, descanso e organização”, afirmou.

O galpão conta com uma área de separação e compactação de materiais, refeitório, sala de administração e vestiários. Também há empilhadeiras e carrinhos para separação. O espaço servirá para que os catadores possam fazer a separação dos materiais coletados nas ruas, residências e comércios e os entregar para as empresas responsáveis pela reciclagem.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela construção, afirmou que ao menos mais dois galpões como o de Periperi também serão entregues em Cajazeiras e na Avenida Barros Reis.

Unidade deve beneficiar 500 famílias Crédito: Divulgação/GOVBA

Arquivos