Feira de Santana, Itabuna e Cruz das Almas também figuram o ranking dos municípios com mais mulheres na população
Salvador é a cidade com a maior proporção de mulheres na Bahia, segundo informações do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27).
Segundo o IBGE, o índice da “razão por sexo” é calculado com uma comparação de um público para o outro. Quando esse indicador possui um número maior do que 100, ele representa populações cujo volume de homens é superior ao de mulheres. Na capital baiana, este indicador é de 83,8, o que indica uma população feminina.
Esse dado está diretamente ligado ao envelhecimento da população no estado. Ainda conforme o IBGE, “é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, já que essas apresentam, na média, menor mortalidade durante todas as etapas da vida”.
Tabela índice da Razão por Sexo. Censo Demográfico 2022. Foto: Divulgação/IBGE
As cidades de Itabuna (87), Feira de Santana (87,2), Cruz das Almas (87,2) e Amélia Rodrigues (87,4) seguem Salvador no ranking das maiores populações femininas do estado.
No sentido contrário, Arataca (111,8), Muquém de São Francisco (111,4), Juruçu (111,4), Ribeirão do Largo (111,1) e Santa Luzia (110,7) são as cidades baianas com as maiores populações masculinas.
Cenário na Bahia
Apesar disso, a população de homens em todo o estado é maior do que a de mulheres. Eles representam 51,7% da população, enquanto que as mulheres correspondem a 48,3% das pessoas no estado.
Mais de 14 milhões de pessoas compõem a população baiana, que apresentou um crescimento de 0.89%, entre 2010 e 2022.