O Centro de Valorização da Vida (CVV) abriu inscrições para o Programa de Seleção de Voluntários (PSV) em 11 cidades do Nordeste — Aracaju (SE), Caicó (RN), Caruaru (PE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI). A formação é gratuita e online e é requisito para atuar no serviço de apoio emocional pelo telefone 188 ou presencialmente na comunidade.
Podem se inscrever interessados com mais de 18 anos que tenham disponibilidade de pelo menos quatro horas semanais. Para flexibilizar a rotina dos candidatos, o CVV abriu três turmas de treinamento: primeira turma começa em 7 de outubro (terças, 19h–22h); segunda turma em 8 de outubro (quartas, 19h–22h); e terceira turma em 11 de outubro (sábados, 14h–17h).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos links específicos de cada cidade, disponíveis no site do CVV:
- Aracaju (SE)
- Caicó (RN)
- Caruaru (PE)
- Fortaleza (CE)
- João Pessoa (PB)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Petrolina (PE)
- Recife (PE)
- Salvador (BA)
- Teresina (PI)
O curso é o primeiro passo para integrar uma rede de escuta e acolhimento que atua há mais de 60 anos pela valorização da vida.
“Ser voluntário do CVV significa dedicar algumas horas semanais para ouvir pessoas, proporcionando um espaço de apoio, empatia e solidariedade”, explica Eliane Soares, voluntária do CVV.
Sobre o serviço e a importância do voluntariado
O CVV oferece atendimento anônimo, gratuito e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone (188), site (www.cvv.org.br), chat e e-mail (apoioemocional@cvv.org.br). Em 2024, a instituição registrou 2,7 milhões de apoios e trabalha com cerca de 3 mil voluntários; os treinamentos permanecem abertos no portal: www.cvv.org.br/seja-voluntario.
O CVV é financeiramente independente e mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas. Quem desejar colaborar pode acessar: https://www.cvv.org.br/colabore.
Contexto sobre prevenção do suicídio
O suicídio é tratado como problema de saúde pública e pode ser prevenido. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2021, foram registradas 15.507 mortes — média de 42 vítimas por dia, com predominância do sexo masculino.
O movimento Setembro Amarelo, criado em 2015, amplia a visibilidade para o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro) e busca sensibilizar a população sobre o tema.
Apesar de nós já estarmos no mês de outubro, a prevenção ao suicídio é um tema que se discute amplarmente durante todo o ano, buscando, continuamente, desconstruir o tabu que se formou sobre o assunto. Falar com alguém, além de aliviar as tensões, ajuda a curar. Procure ajuda. Para mais informações, consulte www.setembroamarelo.org.br.