segunda-feira, 11 agosto, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Chuva causa estragos e alagamentos em cidades do sul

As cidades de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca e Itajuípe foram atingidas pela forte chuva na madrugada desta terça-feira (16)

Fortes chuvas atingem as cidades do sul da Bahia desde a madrugada desta terça-feira (16). Alagamentos em avenidas e casas de famílias ribeirinhas, hospital inundado e deslizamento de encostas foram registrados pelos moradores. Em Ilhéus, a previsão ainda é de chuva até quarta-feira (17).

Estragos causados pela chuva

Em Itabuna, choveu cerca de 130 mm durante a madrugada. A Avenida Cinquentenário, considerada a principal do município por abrigar muitos estabelecimentos comerciais, ficou completamente alagada.

A área interna do Hospital São Lucas também foi inundada. Por causa do alagamento, pacientes em tratamentos oncológicos e renais precisaram ser transferidos para o Hospital Calixto Filho.

A prefeitura de Itabuna informou à população que a água da chuva foi retirada e técnicos avaliam uma forma de evitar com que a situação se repita.

Já na cidade vizinha, em Ilhéus, a região central foi a mais atingida pelos alagamentos e deslizamentos de encostas. Foram cerca de 100 mm de chuva nas últimas 24 horas. A previsão é de mais 60 mm de temporal no local, entre esta terça e quarta-feira.

Na cidade de Uruçuca, várias ruas do centro e de sete bairros foram afetadas pela chuva durante a madrugada. A prefeitura informou que o temporal diminuiu durante a manhã e que tem feito o levantamento de quantas pessoas precisaram deixar as casas e serem abrigadas em escolas.

Em Itajuípe, famílias ribeirinhas tiveram que retirar a água do Rio Almada, que invadiu as casas em que elas moram. Não há registro de desalojados na cidade.

Itabuna registra pontos críticos após chuva na madrugada desta terça (16). Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Arquivos