Segundo informações da Defesa Civil do município, choveu cerca de 69mm
O município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, enfrentou fortes chuvas neste final de semana. Registros deste domingo (21) mostram bairros e casas completamente alagados, árvores caídas, além de danos na rede elétrica com a queda de postes.
Segundo informações da Defesa Civil do município, choveu cerca de 69mm. O esperado era de apenas 3mm. “Por conta disso e do excesso de raios, tivemos 42 chamadas, sendo a maioria delas por conta de árvores que caíram”, informou a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas.
Em um vídeo publicado pelo portal Conquista News nas redes sociais captado por câmeras de segurança, mototaxistas se prendem em postes para não serem levados pela força da água.
No bairro Jurema, carros ficaram quase completamente imersos na água da chuva. Já na Avenida Brumado, um imóvel teve o telhado arrancado com a força dos ventos. Em alguns bairros, moradores registraram chuva de granizo.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para a região, que deve durar até a próxima quarta-feira (24). O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir até 50 mm/dia, e ventos intensos, com velocidade de cerca de 40-60 km/h. Ainda há o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Durante o domingo, a cidade estava sob o alerta laranja do Inmet, cuja previsão era de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h).
Nesta segunda-feira (22), o Comitê de Crise reuniu o Gabinete Civil, a Defesa Civil, as secretarias municipais de Infraestrutura, de Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Social, de Comunicação, do Meio Ambiente, e de Serviços Públicos, a Guarda Municipal e a Central de Equipamentos (Deserg), para avaliar os danos causado pelas fortes chuvas e definir as intervenções necessárias.