Da Redação
O prefeito Bruno Reis (União Brasil) entregou, na tarde de ontem, terça-feira (17), último dia oficial do Carnaval de Salvador, cinco certificados do Selo Ouro a camarotes participantes do programa Camarote Sustentável 2026. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Sedur).
Ao todo, 16 camarotes receberam o selo Camarote Sustentável este ano, mas apenas cinco alcançaram a maior pontuação nas inspeções técnicas que verificam as ações previamente declaradas pelos organizadores.
Receberam o Selo Ouro o Camarote Salvador, Camarote Vila, Camarote Brahma, Camarote Expresso 2222 e o Camarote Club.
O prefeito destacou a evolução do programa ao longo dos anos. “No ano passado, tivemos o recorde de 13 camarotes certificados. Este ano, superamos a marca, chegando a 16 camarotes sustentáveis. E hoje, neste último dia do Carnaval, estamos entregando o Selo Ouro para cinco desses camarotes, que alcançaram a pontuação máxima”, afirmou Bruno Reis.
O titular da Secis, Ivan Euler, anunciou novidade para 2027. “Pela primeira vez, haverá um incentivo no próximo ano. Os camarotes certificados com Selo Ouro terão desconto de 10% na taxa de licenciamento da Sedur. O programa vem evoluindo a cada edição, com mais critérios e troca de boas práticas entre os participantes”, pontuou.
Já o secretário da Sedur, Sosthenes Macêdo, explicou o objetivo do benefício. “Essa é uma forma de fomentar o desenvolvimentos de soluções mais sustentáveis por parte dos camarotes, um incentivo fiscal para que as empresas responsáveis pelas estruturas tenham isso como um norte. Mais uma política criada pela gestão municipal para que Salvador continue referência em políticas de sustentabilidade no país”, disse.
Premiados destacam compromisso ambiental
Representando os camarotes Vila e Brahma, Tatiana Rossini afirmou que a certificação reconhece o trabalho realizado ao longo do ano. “Atuamos em diversas frentes, como a redução do impacto energético, com uso de energia sustentável, e a garantia de condições dignas de trabalho, priorizando a contratação de mão de obra local. Isso mostra que os camarotes vão muito além da festa e têm o propósito de colaborar com o crescimento da cidade e do Carnaval”, declarou.
Produtor do Expresso 2222, Lucas Fernandes avaliou o reconhecimento. “Esse reconhecimento reforça que a sustentabilidade não é apenas um compromisso formal, mas um valor que está no centro das nossas ações. Temos buscado estruturar iniciativas ambientais e sociais com responsabilidade e critérios técnicos para mostrar que é possível realizar um Carnaval grandioso e, ao mesmo tempo, sustentável”, afirmou.
A coordenadora-geral do Camarote Club, Liane Baqueiro, ressaltou o processo de aprimoramento. “Estamos muito felizes, porque a cada ano buscamos profissionalizar ainda mais o nosso trabalho. Temos nos adequado e aprimorado processos para entregar um bom resultado no Carnaval”.
Já a representante do Camarote Salvador, Danielle Pires, destacou que a sustentabilidade integra o planejamento do espaço. “A sustentabilidade é uma jornada contínua, sempre há espaço para evoluir. No Camarote Salvador, a sustentabilidade já faz parte da estratégia do negócio e envolve todas as áreas, desde a engenharia até a equipe de limpeza. Existe um planejamento integrado para que possamos alcançar os objetivos de sustentabilidade”, explicou.

