segunda-feira, 16 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Cirurgia de Bolsonaro começa às 9h e deve durar 4 horas; soluço será tratado depois

A cirurgia de Bolsonaro começa às 9h desta quinta-feira (25), dia de Natal, após exames pré-operatórios considerados bem-sucedidos pela equipe médica. A previsão é de que o procedimento dure até quatro horas.

De acordo com os médicos, a operação desta quinta tratará exclusivamente a hérnia inguinal bilateral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A necessidade da cirurgia foi confirmada por perícia médica realizada pela Polícia Federal. A informação é da reportagem de  Ana Paula Bimbati, Felipe Pereira e Lucas Borges Teixeira, do UOL.

Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, a equipe médica estuda um procedimento para reduzir os soluços apresentados por Bolsonaro, mas esse tratamento não será feito neste momento. “É estudado fazer uma anestesia no diafragma, medida que não é considerada uma cirurgia”, explicou.

Ainda conforme Birolini, o tratamento para os soluços deve ocorrer em um segundo momento, possivelmente no início da próxima semana, antes da alta hospitalar. Laudo da Polícia Federal aponta que Bolsonaro apresenta de 30 a 40 soluços por minuto.

A estimativa é que o ex-presidente permaneça internado por cerca de sete dias. “No pós-operatório a gente tem que tomar uma série de cuidados, entre eles cuidados de ferida, fisioterapia, cuidados com trombose. Esses são os cuidados que a gente vai estar atento durante esse período”, afirmou o cirurgião.

O cardiologista Brasil Caiado informou que Bolsonaro apresenta quadro de ansiedade e depressão. Segundo ele, a ansiedade “leva a um quadro recorrente de soluço, que atrapalha o sono”. O médico acrescentou que o ex-presidente deve retornar à Superintendência da Polícia Federal “com toda segurança do ponto de vista médico”.

Bolsonaro foi internado na quarta-feira (24) no hospital DF Star, em Brasília, após ser transferido em comboio da Polícia Federal. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes a acompanhar o marido durante a internação.

Fachada do hospital DF Star, onde Jair Bolsonaro está internado. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Posteriormente, Moraes também autorizou a visita dos filhos do ex-presidente. Segundo Birolini, as visitas seguirão as normas do hospital. “Aparentemente, o hospital permite um acompanhante e mais uma visita de acordo com os horários [estabelecidos]”, afirmou.

Os médicos destacaram que este procedimento é diferente da cirurgia de 12 horas realizada anteriormente por Bolsonaro, que ocorreu em caráter de emergência. Em abril, o ex-presidente foi submetido a tratamento por obstrução intestinal após passar mal durante uma agenda pública.

Veja boletim médico divulgado na quarta-feira, de tarde

Brasília, 24 de dezembro de 2025 – O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido para realização de procedimento de herniorrafia inguinal bilateral. Realizou exames pré-operatórios, com avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para o procedimento proposto.

A cirurgia está programada para ocorrer amanhã (25/12/2025), a partir das 9h, sob anestesia geral, com previsão de 4 horas de duração.

A necessidade do procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico será avaliada durante a internação, a depender da evolução do pós-operatória e condição clínica.

Dr. Claudio Birolini – Cirurgião Geral Dr. Leandro Echenique- Cardiologista Dr. Brasil Caiado – Cardiologista Dr. Allisson B. Barcelos Borges – Diretor Geral

Arquivos