sexta-feira, 22 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Clarão é visto no céu da Bahia; astrônomo fala em meteoro

Fenômeno ocorreu na noite da última terça-feira (20). ‘Deve ser de um corpo proveniente do espaço’, diz astrônomo.

Moradores de Salvador e de cidades do interior da Bahia relataram nas redes sociais, entre a noite da última terça-feira (20) e amanhã desta quarta (21), que viram um clarão no céu. O fenômeno aconteceu por volta das 22h30, durou segundos e deixou as pessoas assustadas.

O astrônomo Fernando Munaretto diz ter visto o fenômeno no bairro do Costa Azul, na capital baiana, e acredita que pode ter sido causado por um meteoro. “Meteoro é um fenômeno meteorológico causado por uma entrada de um corpo na atmosfera. Então, dependendo da constituição desse corpo, pode apresentar cores. Foi o que aconteceu com esse meteoro ontem, o final dele foi laranja. Mas em grupo de astrônomos teve gente que viu azulado”, relata.

Munaretto afirma que o que ocorreu foi provavelmente um corpo que entrou na atmosfera em velocidade e se queimou no ar. “Normalmente se desintegram, mas eventualmente um pedaço dele caiu. Não foi ouvido barulho, só clarão. Eu vi o clarão sobre o mar. Provavelmente é um meteoro. Agora, causado a gente não sabe pelo que. Mas deve ser de um corpo proveniente do espaço”.

O astrônomo disse que os moradores não devem temer o fenômeno. “A chance de cair um corpo na terra com proporções catastróficas é pequena”, avalia.

A moradora do bairro de Tancredo Neves, em Salvador, de prenome Gleice, diz que o marido dela também conseguiu ver o clarão no céu. “Ele me chamou e me mostrou gravações no celular. Ele ficou preocupado e disse que muitas pessoas que estavam na praça correram”, conta.

Morador de Alagoinhas, Edmilson Oliveira contou que testemunhou o clarão. “Vi esse clarão no céu. Fiquei muito preocupado”, disse.

Pelas redes sociais, muitas pessoas relataram ter visto o fenômeno. “Alguém por acaso viu agora, no extao momento, um clarão forte no céu?”, questionou internauta em uma rede social. “Acabei de ver um meteorito cair, CELOKO, ficou tudo clarão!, comentou outro.

Arquivos