A Cliagen, clínica integrante do Grupo CITA em Salvador, está recrutando voluntários com doença celíaca para participar de um estudo clínico em seu centro de pesquisa. A doença é causada pela intolerância ao glúten, presente em alimentos como trigo, centeio, cevada e aveia.
“Para se qualificar, o candidato voluntário precisa ter a patologia confirmada por biópsia do intestino delgado, ter 18 anos ou mais e estar recebendo uma dieta sem glúten há pelo menos 12 meses, mas ainda apresentando sintomas gastrointestinais de moderados a graves”, explica a médica gastroenterologista Genoile Santana, líder do estudo.
O estudo vai avaliar a segurança e eficácia de um medicamento experimental para a doença celíaca, administrado junto à dieta sem glúten. Voluntários aptos poderão receber exames médicos e medicamentos gratuitamente.
Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), mais de dois milhões de pessoas no país têm a doença. Ela provoca inflamação das células intestinais em indivíduos geneticamente predispostos e pode causar sintomas digestivos, como diarreia, inchaço, dor abdominal e náuseas, ou sistêmicos, como fadiga, anemia e perda de peso.
“O tratamento convencional consiste essencialmente na isenção do glúten da dieta”, acrescenta Genoile Santana.
Contato e participação
Interessados em participar do estudo ou verificar se se enquadram no perfil podem entrar em contato pelo número: 71 9 9957-8720.

