quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Codesal emite nível de atenção para Salvador; chuvas vão continuar até a quinta-feira (13)

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu nível de atenção, nesta quarta-feira (12), para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento e risco de alagamentos e deslizamentos.

O alerta integra o Plano Preventivo de Defesa Civil de Salvador (PPDC), que  estabelece critérios para a mudança de níveis em relação à criticidade de movimentação de massa e inundação, divididos em quatro estágios: Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo.

De acordo com a Codesal, nas últimas 72 horas, ocorreram 171 solicitações, entre Ameaças de Deslizamento (21), Deslizamentos de Terra (17) e Avaliação de Imóvel Alagado (00) e Alagamento de Imóvel (00).

Os bairros de Brotas e Sete de Abril registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, com índice de precipitação que ultrapassa 110 milímetros. As rajadas de vento chegaram a 59 km/h na Barra. Os índices de chuva já superam a média histórica do mês, que é de 108,2 mm segundo a estação meteorológica de referência, em Ondina.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

Rajadas de vento 

Segundo o meteorologista do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento, uma frente fria provoca intensas chuvas na capital baiana acompanhada de intensas rajadas de vento.

“Por meio da análise de imagens de satélite, diferente de informação veiculada por outras fontes, é possível verificar que o sistema atuante não se configurou em Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ausência de umidade vinda da região Amazônica até o Oceano Atlântico fica bem representativo nas imagens de satélite. Então o que está atuando aqui é uma frente fria”, afirmou.

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Para esta quarta-feira, a previsão é de céu nublado e chuvas, a temperatura mínima é de  23°C e a máxima 26°C. Amanhã,  quinta-feira (13), o tempo segue instável, com pancadas isoladas e temperatura entre 22°C e 27°C.

 

Publicidade

Arquivos