quarta-feira, 10 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Com projeto inovador, Maternidade Maria da Conceição dá início a rastreio e tratamento de cardiopatias congênitas de fetos e bebês​​

Uma iniciativa da Maternidade Maria da Conceição de Jesus, em Salvador, vai mudar a forma de diagnóstico e tratamento de cardiopatias congênitas de fetos e bebês na Bahia. Em evento realizado na última quarta-feira (24), com a presença da secretária da Saúde Adélia Pinheiro, a unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) deu início ao Projeto Tum Tum, ação que vai viabilizar o diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, através do rastreamento dos fetos cardiopatas e diagnóstico no período neonatal antes da alta hospitalar.
O rastreamento será feito por meio do exame de imagem ecocardiograma fetal, uma espécie de ultrassom realizado através da parede abdominal da grávida e dirigido ao coração do feto em gestação, capaz de mostrar a estrutura do órgão e detectar qualquer tipo de alteração ou anormalidade.
De acordo com a secretária, o projeto é fruto de mais uma ação em equipe, com o objetivo de fortalecer a atenção materno-infantil em todo o estado. Adélia destaca que o Tum Tum vai funcionar em parceria com o Hospital Ana Nery, referência para tratamentos cardiológicos, que está passando por uma ampliação no número de UTIs pediátricas. “Estamos investindo no Ana Nery e entregaremos a estrutura de UTI neonatal. Há 15 dias estive lá e falamos sobre a necessidade de intensificarmos todas as ações de diagnósticos e terapêutica em torno das intervenções minimamente invasivas para o grupo neo e ped, e isso será imprescindível a partir do Projeto Tum Tum”, explicou.
*Processo seguro​*

Dados do Ministério da Saúde apontam que as cardiopatias congênitas afetam 1 em cada 100 bebês e 90% deles não apresentam fatores de risco conhecidos. Diretor da unidade, Amado Nizarala destacou que o Projeto Tum Tum vai passar a acolher mulheres grávidas com fetos com cardiopatias e bebês diagnosticados com problemas cardíacos.  “Essa equipe que vai trabalhar aqui na Conceição estará em contato com todas as maternidades do Estado, esse é um projeto para toda a Bahia. Essa equipe estará em contato com as maternidades e realizando a captação de pacientes. Nossa proposta é realizar a captação por meio de lista única, por meio da Central de Regulação. E, o mais importante, é que essa equipe se dispõe a solucionar esse problema, eles não vão fazer a cirurgia, a correção que os pacientes necessitem, mas vão realizar todo o diagnóstico e encaminhamento”, pontou.

Arquivos