quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Complexo de viadutos promete mais fluidez ao trânsito

Recentemente, foi entregue na cidade o complexo de viadutos João Gilberto na Avenida ACM, que faz parte do sistema do BRTReduzir o tempo de deslocamento no trânsito é um dos grandes desafios que metrópoles no Brasil e no mundo têm para solucionar. Em Salvador a situação não é diferente e, por isso, a Prefeitura vem se empenhando para promover intervenções que possibilitem a fluidez do tráfego de veículos em todas as regiões da capital baiana, beneficiando não apenas motoristas como cidadãos que usam o transporte público para se locomoverem.

Recentemente, foi entregue na cidade o complexo de viadutos João Gilberto na Avenida ACM, que faz parte do sistema do BRT, modal de transporte e trânsito cujo trecho um (entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, com 2,9km) fica totalmente pronto até o final de 2020.

Os dois viadutos trazem mais fluidez ao tráfego nessa área, pois, os motoristas oriundos do Shopping da Bahia não precisam mais fazer o retorno para acessar o Itaigara pela Av. ACM. Para quem deseja se dirigir à Lucaia estando no Itaigara, também não há mais necessidade de retorno. Cada viaduto possui três faixas, sendo duas para veículos e uma para o transporte público (o BRT).

Em janeiro passado, a Prefeitura entregou a construção da Avenida Mãe Stella de Oxóssi, que faz a ligação entre a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e a orla de Stella Maris. A obra trouxe um desafogo ao trânsito na região, sobretudo nos finais de semana e durante o Verão.

Também foram feitas as requalificações das avenidas São Cristóvão, no bairro de mesmo nome, e Edgar Santos, responsável por ligar a Avenida Paralela a bairros como Narandiba, Doron, Cabula e Tancredo Neves. Ambas as vias, que sofriam com constantes alagamentos em épocas de chuva, ficaram completamente adequadas para receber o fluxo de veículos e pedestres.

Novos trechos de orla

As belezas naturais da orla de Salvador passaram a ser ainda mais valorizadas desde quando a Prefeitura deu início a um extenso projeto derequalificação do litoral soteropolitano. Intervenções essas que deram vida a lugares tradicionais que sofreram durante muito tempo com o abandono de gestões passadas. Já são 21 trechos revitalizados desde 2013.

Neste ano, foram entregues: a nova Ponta de Humaitá, que éum dos cartões postais mais frequentados de Salvador e dona de uma das vistas mais bonitas da Baía de Todos-os-Santos; o trecho da orla entre Ondina e Rio Vermelho, na extensão da Praça das Águas ao restaurante Sukiyaki; e no entorno do Farol de Itapuã, entre a Vila Naval e a Rua da Canção, passando pelas ruas Olindina e Nova Canaã.

Arquivos