A Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) será palco, no dia 21 de dezembro, às 19h, do concerto beneficente “Natal das Estrelas”, que reunirá a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), os maestros Carlos Prazeres e Luciano Calazans e um grupo de artistas baianos e nacionais.
A apresentação tem como objetivo apoiar o Hospital Martagão Gesteira, que completa 60 anos de fundação em 2025 e é referência no atendimento pediátrico no país.
O lançamento oficial do evento acontece nesta quarta-feira (3), às 15h, na sede do Martagão Gesteira, no bairro do Tororó, em Salvador. Na ocasião, serão divulgados os nomes dos artistas convidados e mais detalhes do concerto.
O maestro Luciano Calazans, idealizador do projeto e responsável pelos arranjos das músicas populares, participará da atividade ao lado do maestro da Osba, Carlos Prazeres, regente e responsável por dividir a direção musical do espetáculo com Calazans.
Calazans lembra que sua relação com o hospital começou em 2015, após convite da cantora Ivete Sangalo, que realizou um show beneficente em homenagem aos 50 anos do Martagão. Desde então, o maestro tem participado de diversas ações voltadas à instituição e foi o responsável por aproximar a Osba dos artistas convidados para esta edição.
“Ajudar o Martagão ao lado de artistas amigos e com esta Orquestra que eu amo, admiro e que sou parceiro há anos é um presente de Natal pra mim! Com o Martagão é assim: você vai ajudar e é você que sai preenchido e enriquecido. Quem mergulha e entende a importância deste serviço não consegue esquecer. Convido a todos a fazer parte deste movimento, seja comprando os ingressos ou doando para o Hospital”, destaca.
Além de artistas da música popular baiana e nacional, o concerto também reunirá cantores líricos que interpretarão clássicos da Broadway, promovendo o encontro entre o repertório orquestral e a música popular. Para Carlos Prazeres, o evento reforça o papel social da Osba.
“É uma imensa alegria compartilhar o Natal da OSBA com um evento em prol do Martagão. Isso reforça que somos uma Orquestra que é extensão da sociedade baiana. Para o programa, trouxe essas obras da Broadway, pensando nesse sentimento de que cada pessoa é uma estrela. Como diz Caetano Veloso, ‘Gente é para brilhar’. Então todos presentes, seja no palco, na plateia ou nas doações, serão uma estrela neste evento natalino para uma instituição tão nobre”, afirma.
O Martagão Gesteira segue como o único hospital da Bahia a realizar transplantes de medula óssea pediátrica pelo SUS. Somente em 2024, respondeu por 66,7% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, além de 47,9% dos tratamentos oncológicos, 43,1% das cirurgias cardíacas e 17,6% das cirurgias neurológicas do Estado.
A instituição celebra 60 anos em 2025, reforçando sua importância na assistência à saúde infantil. “O ‘Natal das Estrelas’ fechará com chave de ouro este período de celebração. Todo esse apoio é mais um importante reconhecimento de como o Hospital é um patrimônio dos baianos, que garante saúde de qualidade e humanizada a quem mais precisa”, afirma Lareyne Almeida, diretora de captação de recursos.
Criada em 30 de setembro de 1982, a Osba integra o corpo artístico do TCA e teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), organização social sem fins lucrativos, passou a gerir a instituição, que continua sendo mantida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

