O concerto Gal 80, que celebra os 80 anos de nascimento de Gal Costa, acontece nesta sexta-feira (26), às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A apresentação está com ingressos esgotados, mas terá transmissão ao vivo pela TVE Bahia e pelos canais do YouTube da Orquestra Sinfônica da Bahia e da TVE Bahia.
Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e direção de Manno Góes, o concerto celebra os 80 anos de nascimento da artista baiana, que nasceu em 26 de setembro de 1945.
O show terá a participação do cantor Lazzo Matumbi e da cantora Walerie Gondim como convidados. A presença deles representa um encontro de gerações e traduz o movimento afetivo de artistas comprometidos com a memória da cantora baiana.


Lazzo, no auge dos seus 44 anos de carreira, destaca a honra de revisitar o repertório de Gal com a OSBA: “Tudo o que ela cantava chamava a atenção por conta do timbre diferente e agudo dela, que permitia alcançar notas altas. Nós, baianos, temos orgulho em saber que aquela voz vem da nossa terra, a Bahia”.
Ele também realça a importância da união entre o universo das orquestras e a música popular: “A OSBA tem em seu repertório tradicional a música erudita, mas, quando se aproxima de músicos populares, essa junção dá muito certo. É um prazer imenso para um músico popular, como é o meu caso, se juntar a estes músicos. Carlos Prazeres dá este recado de que é possível juntar o popular e o erudito”.
Walerie Gondim, que vem chamando atenção pela interpretação marcante de Gal no musical Djavan, O Musical: Vidas Pra Contar, vê na participação no concerto um momento simbólico. “Para mim é uma alegria poder fazer isso em Salvador, cidade que me acolhe e que hoje é minha casa, ao lado de tantos artistas imensos que admiro. E fazer isso no dia do aniversário de 80 anos dela é realmente muito especial, um presentaço”.
Apesar da identificação com Gal, Walerie deixa claro que estará em cena como ela mesma: “Vou estar ali como Walerie, como artista que sou, emprestando os meus recursos, o meu jeito, para fazer essa homenagem a ela. Sempre fui muito fã de Gal e sempre senti uma conexão muito grande com ela. Ter a oportunidade de viver isso tem um quê a mais, um molho especial”.
Junto a Lazzo e Walerie, integram o time de convidados do concerto os artistas Aiace, Angela Velloso, Clariana, Claudia Cunha, Emanuelle Araújo, Luíza Britto, Márcia Short, Simoninha e Sophie Charlotte, esta última intérprete de Gal no filme Meu Nome é Gal (2023). O espetáculo terá regência de Carlos Prazeres e direção artística de Manno Góes.
O concerto Gal 80 é uma realização do Governo do Estado da Bahia, da OSBA e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com patrocínio master do Banco do Brasil, patrocínio da Bahiagás, parceria da Claro e apoio da União Brasileira de Compositores (UBC).
A homenagem reúne gerações de artistas e celebra o poder da música baiana no palco da Concha Acústica do TCA.
A OSBA
Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Serviço:
Quando: Sexta-feira (26) | OSBA em Gal 80, às 19h
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Transmissão: TVE Bahia, YouTube da TVE (youtube.com/tvebahia) e YouTube da OSBA (youtube.com/@OrquestraSinfonicadaBahia)
Ingressos: esgotados
Direção Musical e Regência: Carlos Prazeres
Direção Artística: Manno Góes
Convidados especiais: Aiace | Angela Velloso | Clariana | Claudia Cunha | Emanuelle Araújo | Lazzo Matumbi | Luíza Britto | Márcia Short | Simoninha | Sophie Charlotte | Walerie Gondim
Estacionamento: Gratuito, na Ferreira Costa (Rua General Labatut, 505 – Barris). Será necessária a apresentação do ingresso para acesso ao estacionamento.

